O Twitter é uma nova Literatura?
 
            Não me quedei de amores quando surgiram as primeiras redes sociais. No entanto, aquele que não se renova, que não atualiza seus conceitos, pode padecer em vida, pois a modernidade e os avanços do progresso não perdoam os cochilos existenciais. A comunicação humana evolui a passos tão velozes que a interação da literatura com os novos padrões exige dos escritores que estejam conectados aos avanços para que o público os alcance. Ainda precisamos aprender a lidar com as novas tecnologias e definitivamente incorporá-las ao nosso novo ¨refazer¨ literário.
            Graças a ferramentas, como o Orkut, obtive contatos na vida real que de outra forma seriam impossíveis. Recentemente aderi a outra ferramenta que me parecia apenas um elemento superficial dentro da alta volatilidade e superficialidade de relações que as redes virtuais pareciam trazer. Mero engano. Amizades reais se concretizam, relacionamentos são construídos, iniciados e reativados. O mundo virtual invade o real, se confunde e, ambos, nesse novo ciclo do interagir humano não podem mais ser negados.
            Dentro do Twitter envio mensagens e procuro construir uma nova forma de comunicação com o mundo que de outra forma seria impossível. Aproveito para divulgar meus textos publicados em sites como esse, para noticiar lançamentos literários, para difundir meus pensamentos e de outros autores e para acompanhar a agenda de gente que considero interessante. Além disso, preciso me aprimorar de forma a comunicar-me com os leitores em apenas 140 toques, o que exige muito da capacidade de síntese. Será o Twitter um elemento que favorece o surgimento de uma nova forma de literatura? Deixemos que o futuro o julgue. Certamente é um mecanismo paralelo e complementar. Se terá vida longa não o sabemos. Segue, abaixo, uma lista de textos que ¨twittamos¨ para que os leitores as considerem.
 
            - A literatura é tão fora dos padrões que aos 44 anos sou, ainda, considerado um escritor ¨jovem¨...
-    Se tivesse estudado mais... Acho que teria feito falta a muitos bailes, festas e não teria conhecido a minha esposa: coisas da vida!
- Os 4 amigos da infäncia seguiram os rumos: médico, empresário, Doutor em física e Doutor em Computação. Eu, escritor, darei a versão final.
-    Todos os meus 4 amigos da infância casaram cedo e tiveram filhos. Aos 10 anos discutíamos Marx enquanto jogávamos War: nenhum é comunista.
-    Um dia um professor da oitava série me disse que eu seria alguém na vida. Ainda não sei o que quis dizer com aquilo?
-    Por incrível que pareça já tive o corpo malhado: o pior do saudosismo é ver o quanto ficamos chatos com o tempo!
-    O exercício físico eleva o espírito, queima calorias e deixou a Jane Fonda famosa!
-    Mesmo que ninguém me lesse, continuaria a escrever: sou um masoquista!
- Estou de férias! Por isso ando escrevendo tanto. A outra alternartiva do domingo à tarde é o Faustão. Você me entende, né?
- O bom de perder a memória ao envelhecer é que os amigos também esquecem as nossas mancadas do passado!
-    O pior eleitor: aquele que vende o voto...para receber fiado!
- O Fidel voltou a discursar. Tem cubano que, agora, acredita na ressurreição...
- Ironia: Os americanos não são imperialistas: apenas gostam de muuuito espaço!