PAI !
PAI !
O dia hoje, inevitavelmente, me leva a lembrar dele, do Pai. Não necessariamente do meu pai, que já não está entre nós e muita falta me faz ... Meu pai foi, e ainda é, um forte ponto de referencia para a minha vida. Me pergunto: quantos pais podem se orgulhar de serem pontos de referencia para seus filhos ? Com certeza muitos. Mas, muitos outros mais, quer pela ausência física, quer por outros motivos, sequer deveriam ser chamados de pais, ainda que, biologicamente o sejam, como qualquer ser masculino do reino animal. Afinal, que pai é esse, que rompido o casamento, se separa dos filhos?
Que pai é esse que briga, mente, esconde seus ganhos para não pagar uma pensão que é direito do filho? Que pai é esse que prefere a liberdade de uma solteirice (aos 30, 40, 50 anos) a cuidar de um ser que ele foi responsável por colocar neste mundo?
São tantos os tipos de pais ... há os especiais, os amorosos, os amigos, os heróis ... sim, há de todo tipo. Mas hoje é o Dia dos Pais, do pai que é presente. Esteja casado ou não. Tenha dinheiro, emprego, namorada nova, more em outra cidade, ou nada disso. Importa que se importe. Não basta ligar regularmente, achando que “está fazendo a sua parte”, é preciso que se envolva. Que participe. Que ainda distante se faça presente. Que cobre se for o caso, e para isso terá que ser, ainda que falho e humano como todos somos, um exemplo. Que busque conquistar o carinho, sim! Mas, mais que isso, que dê seu carinho. Incondicionalmente. E lembre que não importa a idade do seu rebento, pois se existe um dia, um instante (o nascimento do filho) em que o homem se torna pai, ele nunca mais deixará de sê-lo, o será para sempre !
Parabéns para você que um dia se tornou pai e desde então tem sido Pai em todos os momentos.
Feliz dia dos Pais!