NÃO EXISTEM ESCOLAS PARA FORMAÇÃO DE PAIS

Ser pai ou mãe é a tarefa mais linda da vida. Mas também a mais difícil. Porque só se aprende a ser pai ou mãe, sendo. Não existem cursos técnicos, faculdades, pós-graduação para formação de pais. As pessoas se relacionam, programam ou não e, de repente, se vêem as voltas com um ser minúsculo, indefeso, que exige os cuidados mais básicos. Crescendo, o comprometimento dos pais aumenta. A mulher, principalmente, sendo hoje uma profissional fora do lar, acumula tarefas quase sobre humanas para educar e acompanhar o crescimento dos rebentos. Os filhos crescendo e as responsabilidades aumentando. Nossas avós já diziam, sabiamente: "Filho criado, trabalho dobrado". Naquela época... Imaginem agora!

No mundo atual, não é tarefa fácil educar uma criança ou um jovem. Os valores repassados pela família são bombardeados diariamente por informações distorcidas, exemplos equivocados, que influenciam e perturbam a mente da criança e do jovem. De todos os lados, nossos filhos são "alvejados" por propagandas e idéias com valores totalmente invertidos. E com a rapidez de um relâmpago. Isso exige dos pais uma atenção de praticamente 24 horas, coisa que não acontecia na época de nossos avós.

A orientação e o acompanhamento no desenvolvimento psicológico são indispensáveis para a formação de nossos filhos. Nunca, como agora, crianças e jovens necessitaram tanto do apoio, do afeto, do companheirismo dos pais. Porque só o amor incondicional e a presença constante dos pais na formação dos filhos, é que lhes dará os elementos para trilharem com passos firmes a estrada da vida.

Mas, para isso, não existem escolas...

Giustina
Enviado por Giustina em 08/08/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2426248
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.