SER PAI NO MUNDO MODERNO
 
Hoje, lendo uma excelente crônica do nosso brilhante escritor recantista, Ruy Silva Barbosa, - A BANDALHA ASSASSINA, fiquei a refletir sobre os valores sociais e familiares em nossos dias. Qual o papel do Pai na sociedade moderna? Por que tantos jovens descambam para a marginalidade? Será que não lhes falta orientação? Será que uma gorda mesada substitui o convívio familiar e a atenção que tanto marcam em nossa vida? Será que em vez de proibir um pai de exemplar seu filho, não seria mais eficiente criar uma lei obrigando-o a educá-lo corretamente, mostrando o certo e o errado? Ou será que já não existem esses opostos? Olha que já ouvi um jovem dizer que “certo ou errado” é uma questão de ponto de vista. Pois é, são criados assim, sem noção alguma da realidade da vida. Acham-se protegidos pelos pais, que para amainarem suas consciências diante do descaso com que criam sua prole, concordam e os defendem com garras e dentes, demonstrando tanta imoralidade e irresponsabilidade. Para eles, o mundo além das suas linhas sociais é formado por uma plebe que está aí sempre para servi-los, inclusive, em seus propósitos mais vis.
 
Há também os pais que abandonam seus rebentos à própria sorte por ignorância ou porque passam a maior parte das suas vidas trabalhando pela sobrevivência daqueles que estão sob a sua guarda.
 
Já não se fala de Deus para as crianças e para os jovens. Muitos deles nunca ouviram falar sobre Jesus e Seu Evangelho e é lá exatamente onde encontramos um perfeito código de conduta para uma vida equilibrada e feliz!
 
Aproveitando a proximidade do dia dos pais, façamos um apelo, para que os Pais sejam Pais de Verdade e não cúmplices irresponsáveis que ajudam seus filhos a se tornarem delinquentes. Pai nunca abandona seus filhos, mas mostra-lhes o quanto estão errados, se estão e ampara-os, para que passem pela punição que lhes for imposta com dignidade e aproveitem para refletir sobre o que fizeram de errado. Pai que é Pai perdoa, mas não dispensa a punição e não acoberta os erros dos filhos.
 
Se essa não for uma atitude adotada daqui para frente, teremos cada vez mais, jovens delituosos em nossa sociedade e, por conseguinte a violência também será incalculável e incontrolável. A família é a base de tudo! É na infância que se molda o caráter.
 
Mas hoje, quero homenagear os pais que lutam para manter sua família unida, íntegra, que transmite aos filhos desde a mais tenra idade os verdadeiros valores morais, que os ensina a agradecer as bênçãos, e não culpam Deus, pelos problemas que enfrentam. Estes ainda existem, sim, mas com alto risco de extinção.
 
Enfim, quero homenagear meu querido e saudoso pai, com quem aprendi a ser honesta, trabalhar pelo meu sustento, respeitar meu próximo e amar a Deus. Obrigada pai, você estará sempre vivo para mim e em mim através das suas lições de vida!
 
Fátima Almeida
Agosto/2010
Fátima Almeida
Enviado por Fátima Almeida em 07/08/2010
Código do texto: T2423424
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.