Contratos Velados

Diariamente estabelecemos contratos sociais e relacionais de toda forma. Seja entre amigos, colegas de trabalho, de escola ou faculdade e, também, nos relacionamentos amorosos. Nesse caso em específico, muitas coisas devem ser pensadas e analisadas frequentemente. muitos denominam isso com "DR", ou seja, discutir relação. Dificilmente algum homem goste desse procedimento, mas ele é necessário para que coloque a vida conjugal em sintonia.

O que mais se vê na atualidade, é a questão do "ficar", que consiste em conhecer a pessoa, dar uns beijinhos e, dependendo das pessoas em questão, pode acontecer um envolvimento mais íntimo, tudo, porém, sem nenhum compromisso.

Acontece que, às vezes, aquilo que era para sere apenas uma noite ou alguns encontros, torna-se mais interessante, inicia um sentimento até virar namoro. Então, inicia-se as cobranças de tudo o que ambos fizeram antes do namoro. Eis que surge a questão: se não havia compromisso anterior, como se pode cobrar algo um do outro?

Quando se consegue resolver todas as dúvidas e indagações, a relação segue seu curso, com todos os seus entraves. Porém, quando uma das partes "exige" um certo comportamento e age de outro, nem sempre de acordo com o "contrato" que fizeram, algo vai errado. Por que? Por que apenas um, e geralmente a mulher, acaba cedendo a todos os "caprichos' que seu parceiro solicita e não recebe o mesmo?

Ainda vivemos em uma sociedade maxista, inde o homem determina a situação que deseja e, nós, mulheres, sempre emocionais apaixonadas, não achamos difícil atender às solicitações dos amados, porém, não devemos aceitar tudo e não exigir nada. Se o tal 'contrato" foi estipulado para os dois, os dois devem cumprí-lo. o que se percebe são mulheres que estão preferindo estar sozinhas e de bem com a vida do que se submeterem aos caprichos infundados ou não cumpridos nos relacionamentos.

É importante haver esse movimento, pois, do jeito como andam as coisas hoje em dia, é muito fácil ter alguém ao seu lado e exibí-lo com "namorado', "namorada". O que falta é respeito pelo outro e valorizar mais o sentimento. Porém, como a maioria das pessoas já passou por decepções e mágoas profundas, o medo é maior e é preferível fazer como a maioria das pessoas fazem, brincar com o sentimento alheio.

Só voltaremos a ter relacionamentos saudáveis quando voltarmos a respeitar o outro como pessoa, a amar o ser que está ao nosso lado, a acreditar que, apesar da decepções, o amor é um sentimento puro e desinteressado materialmente. Seu único interesse é a felicidade do outro e a sua própria. Como e quando chegaremos a isso, não tenho ideia, apenas sei que até lá, muita gente ainda há de sofrer por conta do medo de todos nós.

Ketter
Enviado por Ketter em 06/08/2010
Código do texto: T2422488