Pai, herói, protetor ou abandonador...
Pai, herói, protetor ou abandonador...
Estamos vivendo a semana que antecede o dia dos pais, determinado pela mídia. Todos nós, claro temos ou tivemos um pai. Muitas vezes o pai significa vários adjetivos; herói, protetor, exemplo e etc... etc..,
Tenho percebido que na vida de muitos filhos, principalmente na nossa atualidade as decepções se fazem presentes no coração e na alma de muitos adolescentes e jovens.
Com o advento da liberalidade e do nascimento de crianças por mães jovens, sem estrutura familiar, tem se tornado rotina esfacelamento das famílias. Quando a menina engravida, os pais a acolhe, mas o “menino” que fez a produção, simplesmente não assume, com o argumento muitas vezes dos pais de que, ah! Ele é muito novo. E esse é um dos perfis dos pais hoje, que deixa as marcas nas crianças.
Tem também hoje um tipo de pai que diz assim: “ tive uma infância pobre, não tive nada, vou dar ao meu filho tudo que não tive”. Esse está preparando mais um marginal para esse mundo, inocentemente. Acho que criança que tem tudo e não sabe de onde sai, todas as suas vontades são feitas, terá no futuro muitas decepções, pois o mundo não vai oferecer satisfação às suas vontades. Nesse sentido tenho até um exemplo na minha casa. Meu filho mais novo, aos quatorze ou quinze anos, manifestou o desejo de comprar um violão. Insistia quase que diariamente. Eu falava, não posso comprar agora. Ao passar uns seis ou oito meses, ele continuava pedindo, então minha mãe disse; compre o violão. Eu comprei. Ele ficou tão ficou tão feliz, que aprendeu tocar sozinho e com um detalhe, hoje ele já está casado o violão não possui um só arranhãozinho, seu lugar de guardar é em cima da cama para não empenar.
Talvez achem que fui muito durona, mas é assim mesmo o que é desejado e difícil de conseguir, terá mais valor com certeza.
E voltando aos pais e quanto ao meu, não tenho nenhuma comemoração, já está do outro lado da vida, mas quando estava nesta, me largou aos três anos e até sua morte não mais me procurou. Então não tenho nenhum tipo de alegria nesse dia que dizem ser dos pais.