CRÔNICA – ELEIÇÕES – Debate

 

            No fraquíssimo debate ocorrido à noite passada pude notar que dentro de um clima relativamente morno, sem qualquer vibração, mereceram melhor destaque, pela ordem, os seguintes candidatos:

1 – José Serra (PSDB);

2 – Plínio Sampaio (PSOL);

3 – Marina Silva (PV) e

4 – Dilma Rousseff (PT)

 

JUSTIFICATIVAS

 

Em ordem decrescente. A Dilma se mostrou indecisa, sem saber explicar ao certo os programas do governo que aí está, gaguejou bastante e, como sempre, com aquela cara sisuda, porquanto as risadas forçadas não conseguiram enganar a ninguém. Minha nota é 2;

 

O senhor Plínio Sampaio, por sua vez, nos deu conta de sua plataforma comunista de governo, sendo favorável às invasões de terras; a que se tome o ganho da classe média para distribuir com a pobreza, igualzinho ou pior do que já estamos experimentando; também foi favorável a que se limite a mil hectares de terras a posse nas regiões da Amazônia e/ou em Estados de grande extensão, sendo que o governo do presidente Lula está com um estoque fabuloso de terras e não o distribui com os agricultores, preferindo tomar medidas apenas quando as propriedades são brutalmente invadidas pelos do MST. Minha nota é 3;

 

Marina Silva. Fraquíssima, embora educada, simpática, e sua permanência como candidata só se justifica em face de ter sido uma mulher pobre, criada na floresta, buscando borracha e outros produtos para se manter; passou necessidades até mesmo na alimentação como tantos brasileiros que ainda hoje sofrem dessa mazela. Todavia, ninguém está aqui para votar com pena desse ou daquele candidato, entretanto, para o bem do Brasil. Minha nota é 4, e

 

José Serra: O que se houve melhor na entrevista/debate atuou com firmeza; sabe decorar números; foi mais incisivo no que deseja fazer; demonstrou possuir mais conhecimentos nas áreas sócio-econômico-financeira; deixou a Dilma meio nervosa, ela que já o é pela própria natureza. Deixou muitas questões em branco, inclusive quando a doutora Dilma falou que ele estava esquecido do passado. Não retrucou porque poderia ter dito que se ninguém olvidasse o passado negro do Brasil nos tempos em que os do PT pegaram em armas para tomar o poder, isto é se não fosse a anistia todos estariam ainda pagando pelos crimes que cometeram. Se estivessem em Cuba, por exemplo, ainda estariam recolhidos às cadeias. E o Lula é amigo-irmão de Fidel Castro. Minha nota é seis.

 

            No que toca à BAND não gostei das perguntas nem dos candidatos e nem da emissora. Não houve trepidação de nenhuma parte. Meus pêsames.

Atualização em 07.07.2010:

 

Era o que tinha a dizer.

Meu abraço.

Em revisão.
Fonte da foto: UOL - INTERNET.

===================================================

 

PS – Recebi um e-mail de meu maior amigo, Nobre, criticando que eu teria sido muito duro com a BAND. Revejo o que disse para dizer que ela não merece pêsames, todavia os parabéns por haver exercido a democracia e possibilitar aos presidenciáveis fazê-lo. Orgulho-me quando reconheço meus erros e ainda ter tempo de corrigi-los.
===================================================

 

            Tomo a liberdade de publicar o comentário sóbrio e inteligente da escritora Celêdian, que assim interage com essa crônica de maneira esplêndida como sói ela saberia fazer, daí o meu agradecimento e meu abraço fraterno.

 

11/08/10 09:40 - Celêdian Assis

 

 

Uma ótima crônica de avaliação deste que foi o primeiro "embate" público, dos presidenciáveis. Assisti na íntegra o debate, que julgo importante, embora eu já tenha minha posição política definida, pois neles toma-se conhecimento de fatos, números, estatísticas, que em geral as pessoas não se preocupam em saber. O que observei dos candidatos em si: a presença de Plínio foi o grande diferencial, pois mesmo sendo as propostas deles sabidamente descartáveis e fora da realidade, ele postou-se como um agente de denúncias e com frontalidade desafiou, portanto muito válido. Marina, valeu-se muito da humildade e de um conhecimento muito focado e limitado em tema único. Um presidente precisa de mais ousadia e a humildade só a suficiente para entender o que o povo precisa de verdade. A Dilma, postou-se como um reflexo no espelho do então presidente. Parecia muito mais uma campanha para ele do que para si própria, embora não tivesse dito uma frase sequer que não exaltava o seu "EU" de forma antipática. Não tem propostas e apenas será repetição do que ai está. Abomino! O José Serra, inquestionavelmente o melhor destaque, neste debate. Estava tranquilo e saiu-se bem nas respostas, mesmo não tendo apresentado mais de suas propostas, foi firme no que acredita. Gostei especialmente da resposta sobre o passado. Ele tem toda a razão, o passado é história e nos conduziu ao presente, mas o presente é que é urgente, senão não há como construir o futuro diferente para este país. Não acredito ser ele o candidato de nossos sonhos, mas tenho toda a certeza que é o melhor entre todos os que ai estão. Excelente a sua crônica, como sempre demonstra conhecimento e interesse pelos destinos de nosso país, contribuindo com a sua parcela de conscientização. Um grande abraço, meu querido amigo.




ansilgus
Enviado por ansilgus em 06/08/2010
Reeditado em 11/08/2010
Código do texto: T2421173
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.