Mudamos através dos anos

Nestes três dias de chuva e frio li vários livros como se não lesse há décadas. Pedi emprestado a todos que me apareciam na frente. Até livros já lidos que caiam aqui eu devorei. Que diferença de ler por prazer ou ler por imposição dos professores.

Nas escolas dos anos 50/60 éramos obrigados a ler livros indicados pelos professores e depois devíamos trazer trabalhos com nossa opinião sobre a obra, trechos que mais gostamos, descrição de personagens, discorrer sobre a época histórica do romance, mostrar simpatia ou não por este ou aquele que dentro do livro mais nos chamou a atenção.

Quando tive que ler Pinóquio e depois comentar em sala de aula foi o fim do mundo. Graças aos desenhos animados sempre pensei que seria leitura para criança. Ledo engano. Foi um dos livros mais difíceis de comentar. Parece alguns textos filosóficos com os quais nos deparamos aqui no Recanto. Temos vários colegas que nos fazem pôr os neurônios para funcionar, o que eu acho muito bom. Pinóquio é assim.

Os anos passaram e agora que me deliciei com tanta leitura tenho vontade de comentá-las e publicar resenhas para partilhar com todos. Como o tempo causou mudanças....

Ana Toledo
Enviado por Ana Toledo em 04/08/2010
Código do texto: T2418380