ENVELHECENDO....

Esses dias uma querida amiga perguntou-me, como me sinto chegando perto da casa dos sessenta anos.

Sem pressa respondi: "Muito bem"

Ela então contou-me dos seus receios, da tristeza que sente ao olhar-se no espelho, da nostalgia que as lembranças trazem.

Pensei um pouco, e argumentei, que tambem tenho minhas nostalgias, claro que sim.

Com certeza todos tem algumas, ou muitas nostalgias.

Mas, so até ai meus sentimentos tinham semelhança com os dela.

Pois, não me amedronta o futuro, nem me entristece o olhar-me ao espelho.

Penso que o futuro estou plantando hoje, no tempo presente.

Ha alguns anos, mudei minha alimentação para melhor, comendo com mais equilibrio e qualidade.

As caminhadas diarias, faz tempo passaram a ser hábito.

Enfim, tento dar ao meu corpo o respeito que ele merece, cuido dele sem exageros, pois doces por exemplo é uma infração que ainda me permito.

A vida muda todo dia, feito as aguas de um rio, a impermanencia é o estado natural em tudo.

Então hoje, os filhos ja voaram sozinhos, e fizeram rota em caminhos honestos e bons.

Aproveito o tempo que antes não havia, para me dedicar a atividades que me trazem bem estar.

A escrita por exemplo é uma delas.

Creio que é importante estarmos dentro de cada fase de nossa vida.

Não adianta sonhar com o ontem, e deixar de enxergar todas as possibilidades do hoje.

O ontem nos fez chegar ao que somos hoje, com todas as dificuldades e alegrias que pudemos desfrutar.

Estará sempre intacto nas nossas recordações, mas não pode ser o centro de nossas atenções.

Sinto que o grande dilema do envelhecer esteja muito fincado, no fato de por vezes não estarmos dentro da fase que atravessamos.

Ora encontro alguem preso ao passado, vivendo somente de lembranças e tristezas por não encontrarem no espelho, aquela moça bonita e faceira de ontem.

As vezes vejo um amiga ligada ao futuro, e amedrontada, pelo que ele pode trazer, como as doenças, a incapacidade e com isso a perda da liberdade.

E nesse ritmo deixam de viver o agora, que é tão importante, porque é o real.

O passado ja foi, não há como altera-lo, nem faze-lo voltar.

O futuro pode nem vir a ser, quem sabe sobre ele ?

Envelhecer é processo natural, não deveria doer, tudo na natureza envelhece, e nos fazemos parte dela.

Gosto da fase que estou perto dos 60, os numeros não me assustam, pois eu sou mais que eles.

Eles existem para servir a nos e não o contrario, estarmos escravos e presos ao calendario.

São reais as perdas que sofremos com o avançar da idade, claro que sim.

Certo tambem é que não teremos a mesma pele sedosa e luminosa, que os cabelos teimam em ficar brancos.

Que as limitações fisicas ocorrem, tudo isso é fato.

Mas, e os ganhos, que são tão visiveis e muito mais preciosos que as perdas.

E depois sou tão grata ao tempo....

Foi com ele, atraves dele, que pude fortalecer em mim valores, aprendizados.

Devo a ele tambem a oportunidade de atravessar etapas, e chegar ate aqui, o tempo.... aaa o tempo é um verdadeiro talismã, so depende de nos usa-lo com proveito.

Deixo um pensamento de Fernando Pessoa:

- Não importa se a estação do ano muda...

- Se o século vira, se milênio é outro....

- Se a idade aumenta....

- Conserva a vontade de viver, não se chega a parte alguma sem ela.

Lenapena
Enviado por Lenapena em 04/08/2010
Código do texto: T2417857