O Circo Está Se Armando
Faço parte de uma boa parcela de brasileiros que está desiludida com a
política e os políticos nacionais. Também, não era para menos. A cada página virada de um jornal ou revista, noticiário do rádio e da televisão, sempre se acha uma denúncia, investigação ou mesmo acusação àqueles que deveriam prezar pela coisa pública e em nosso favor. E, muito embora isso ocorra, ninguém vai é punido. Ninguém vai preso.
Aproxima-se o momento mais omisso de toda a campanha eleitoral com o famigerado horário político, onde candidatos e candidatas assumem a postura de formadores de opinião e tentam nos convencer de suas, muitas das vezes, ilusionárias propostas de campanha.
Será um tal de 'vamos fazer isto, iremos realizar aquilo, concretizaremos aquilo outro' e, assim por diante e, o eleitor mais atento, colecionará - se memória tiver - um séquito de futuras realizações palanqueiras.
A balbúrdia começa com a 'costura' das coligações partidárias com os administradores das campanhas 'alinhavando' os interesses deste e de outros partidos para fortalecerem a chapa majoritária.
Um bom partido é aquele que tem boa representatividade na Câmara Federal e no Senado, aqui conhecida como 'Câmara Alta' e, portanto, é
'cortejado' ao extremo para garantir o maior número de 'cabos eleitorais' nas diversas regiões do país.
Funciona mais ou menos como em uma editora de livros que recruta vários vendedores que, munidos de panfletos ilustrativos, sairem às ruas para, de porta em porta, oferecer suas enciclopédias culturais ou, livros de sociologia e psicologia aplicada, ou a moderna enciclopédia da arte culinária e até a já bastante conhecida 'saiba tudo sobre o sexo - e, três volumes. Como se nós, brasileiros, não fôssemos bons no assunto.
Quem, na casa dos sessenta - como eu - ou setenta, não viu ou não se valeu desta atividade? Eu já fiz. E, olha! Quando consegui vender uma destas tais 'maravilhas', foi um sucesso. Tudo pela gorda comissão da 'primeira entrada'. O restante, o freguês pagaria em 'suaves' prestações ao longo do ano e, sem direito à se arrepender.
Sim, porque, muitas destas publicações não acrescentavam nada ao que já era sabido da massa popular. Mas, todo livro, por mais vazio em conteúdo que seja, sempre tem algo interessante.
E o que dizer do brinde? Se o cliente adquirisse duas publicações das mais caras, levaria como brinde três volumes do 'Tratado da Política Helênica e o Testamento de Artemísia para o povo Cipriota'. Para que servia, nem eu sabia.
Coma a nossa política, é mais ou menos assim. Discursos vazios, acusações aos opositores, blá-blá-blás e tró-ló-lós. Ação mesmo, nada.
A cada novo político ou político novo que se nos apresenta, haverá, antes de tudo, um assessor 'vendedor de enciclopédias', para fazer uma prévia do 'conteúdo' cultural, desenvolvimentista e atuante do tal candidato. Isso ocorre - graças à Deus - de quatro em quatro anos e. muitos deles 'paraquedeam-se' dos céus, vindos sabe-se lá de onde, para depois sumirem como fumaça no ar.
Serão amplas reuniões, destaques de futuros projetos, ênfase para as atividades parlamentares e administrativas e, de brinde, alguns tapinhas nas costas e uma sessão de fotos. Camisetas, bonés ou outro qualquer aderêço estão proibidos por lei. Assim como cestas-básicas, materiais para construção, pagamentos de água e luz atrasados ou mesmo um botijão de gás, é igualmente proibido, mas...
Crucial que precisamos uma ampla reforma em nosso já arcáico e bastante capenga Código Penal Brasileiro, cujos artigos parecem castigos escolares aos facínoras de alta e altíssima periculosidade para a nossa sociedade. A reforma do judiciário também urge de máxima atenção pois, se um juiz comete crime, é punido com a sua aposentadoria compulsória e salário absurdamente alto. E o que dizer do Estatuto da Criança e do Adolescente? Menores são recolhidos para receberem medidas 'sócio-educativas' e quando retornam à sociedade, já estão 'diplomados' na bandidagem e delinquência.
Menor não pode trabalhar. Menor não pode ser responsabilizado de seus atos irresponsáveis mas, menor pode votar, opcionalmente. Também, menor poderia ser condenado por seus atos horrendos como gente adulta, para refletir sobre suas atitudes e responder por seus crimes.
Segurança, saúde, educação, infra estrutura e demais necessidades para o bem de toda a coletividade estarão nas mãos destes novos ou antigos representantes que serão por nós, conduzidos ou reconduzidos
ao mundo dos sonhos e de encantos que é uma cadeira do poder.
Teremos, sim, de votar. Faz parte da nossa democracia mas, sejamos mais seletivos e mais exigentes conosco mesmos pois, 'um dia de êrro, tornar-se-á em quatro anos de arrependimento'.
Tá na hora de revermos a nossa cultural postura cívica, social e política.