BRAD PITT E ANGELINA JOLIE
Um casal bonito, famoso que, num meio onde as relações não perduram, estão juntos há cinco anos. Existem outros, como foi o caso de Paul Newmann que viveu quase toda a vida com a mesma mulher. Mas não é este o meu assunto.
Falo em Brad Pitt e Angelina Jolie não como casal, mas como seres humanos. Não sei da intimidade deles, não sei das facetas de suas personalidades (isso eu deixo para a pernóstica Revista Caras...). O que me chama a atenção, e acho isso digno de admiração neles, é terem seis filhos, sendo que três são adotados. E mais os admiro pelo fato de que as três crianças são de nacionalidades diferentes e nenhum deles da chamada "raça branca", como o são os dois atores. Porque isso me causa admiração? Não deveria ser uma coisa normal? Deveria. Acontece que não é.
Isso me trouxe à mente o problema das adoções no Brasil. Vemos inúmeros casais querendo adotar. Só que, geralmente, e aqui me refiro aos pais ditos "brancos", querem uma criança recém-nascida, branca, bonita, saudável. Se pudessem mediriam também o QI antes de adotar... Enquanto isso, nos orfanatos, milhares de crianças sofrem a falta de uma família. Porque são de outra cor, porque não são bonitas, porque já são crescidinhas.
Isto não é uma crítica. É uma constatação. Afinal, os pais têm o direito de querer um filho saudável, bonito e de querer criá-lo desde o nascimento. Um filho que, mesmo não sendo gerado por eles, tenha suas características físicas e que possa ser educado desde a mais tenra idade. A não adoção de crianças com mais idade talvez se deva ao receio de que sua personalidade, já influenciada por fatores externos, possa vir a perturbar o seio da família e dificultar sua educação.
Cada cabeça uma sentença. Quem sou eu para julgar? Mas é triste ver tantos casais com dificuldades de encontrar uma criança como desejam, enquanto tantas vivem à espera de um pai e de uma mãe.
Por isso, aplaudo Brad e Angelina.
*** Do Google - Maio de 2010 ***
Família Jolie-Pitt: "Brad Pitt e Angelina Jolie são praticamente um só. É assim que a imprensa mundial trata o casal de atores: como Brangelina. Mas a beleza, a simpatia, o talento e – precisava de mais? – o trabalho humanitário do casal são características que passaram para toda a família. Até os filhos adotivos do casal são lindos, charmosos e com muito estilo. A começar pelo primogênito Maddox, de 8 anos, por Zahara, de 5 – adotados por Angelina antes de começar o relacionamento com Brad, mas assumidos por Brad logo após o inicio da relação - e por Pax, de 6. E finalizando com a fofura dos filhos biológicos: Shiloh, de 4 anos, e os gêmeos Vivienne e Knox, de quase 2 anos."