O BOM SAMARITANO
Fico pensando quanta gente poderia se encaixar no exemplo do bom samaritano, citado pelo Mestre, em uma de suas famosas parabolas.
La Ele descreve como "bom samaritano", aquele que socorre, ajuda, trata as feridas, e paga a estalagem, de um desconhecido que ele encontra caido em via publica.
Sem se importar, quem era ele, de onde era, ou que credo tinha.
Hoje temos muitas oportunidades para ser o "Bom Samaritano" pois violência não falta em nosso pais, pobreza, miseria, dor, sofrimento, estão por toda parte.
Mesmo que moremos em bairros mais abastados, dentro de condominios de luxo.
Fora de seus muros, a poucos quilometros de distancia, a necessidade de toda ordem faz morada triste.
Tanta coisa podemos fazer, sem precisar pensar em feitos mirabolantes, ou sermos os salvadores da patria.
Ninguem necessita ser uma Madre Teresa de Calcutá, para servir ao semelhante.
Ela ja possuia a capacidade e o talento da generosidade sem limites.
Que por vezes, estamos longe de possuir.
Mas, alguma coisa, sempre podemos fazer, modificando para melhor a vida das pessoas.
Reciclar o lixo por exemplo, ajuda e muito não só ao planeta, mas a tantas e tantas familias que hoje vivem da renda desse trabalho que vem da reciclagem.
Agora mesmo nessa ação simples que é separar o lixo.
Há que se ter vontade para fazer como se deve.
O bom samaritano, pode estar em toda parte, ajudando um idoso atravessar uma rua movimentada.
Sendo multiplicador da boa informação, isso da pra ser feito até na fila do super mercado.
No meu entender nessa brilhante parabola, o Mestre deixou entrever que Bom Samaritano, é todo aquele que serve em qualquer lugar, a qualquer pessoa, independente de seu credo, nação ou interesse particular.
Servir pelo simples ato e prazer de ser útil ao semelhante.
Então repito, não é preciso ser um expoente, alguem que ja galgou o Olimpo, para ser um bom samaritano.
Basta ter vontade de ajudar, na medida do seu possivel.
Sempre avalio, que pouco é bem melhor que nada.
Aquela historia da pombinha que carregava umas gotas de agua em seu bico, tentando combater o grande incêndio da floresta, ilustra o que estou aqui escrevendo.
Quando perguntada, se ela achava que ia debelar o incêndio com simples gotinhas de agua, a resposta dela foi logica e tranquila.
"Estou apenas fazendo a minha parte, aquilo que ja consigo e posso fazer"
Acho que é um alerta social esse da pombinha.
E a inesquecivel lição deixada na parabola do bom samaritano.
Cada um de nos pode fazer algo em favor da melhora social desse imenso Brasil.
Porque esperar por quem esta no comando, ja vimos que é uma fria, alias acho que uma geleira maior que a do Polo Norte.
E afinal tambem foi ELE quem nos disse: "A cada um será dado segundo suas obras"