TUDO SE FEZ NOVO!

Numa azáfama incansável os operários derrubavam algumas paredes internas de uma casa, arrancavam o piso e o reboco, punham o forro abaixo e levavam a metralha para ser jogada no lugar apropriado. Iria ser feita ali naquela construção uma ampla reforma e tudo seria modificado e renovado. Em pouco tempo a referida habitação se tornaria nova e diferente do que era antes, irreconhecível certamente devido às grandes mudanças que estavam acontecendo. Para renovar, quebravam, destruíam, arrancavam, a própria estrutura sofria adaptações. Demoliam objetivando edificar o novo.

Como um edifício que sofre as mudanças e é transformado, o homem redimido e regenerado pela morte e ressurreição de nosso senhor Jesus Cristo também passa por algo bem semelhante àquela construção ao nascer da água e do Espírito. Seus antigos conceitos humanos são rejeitados por si mesmo porque obsoletos e sem qualquer valor, passam as coisas velhas e inúteis de sua vida( 2Co 5:17), eis que se fez um novo homem, nascido de Deus(Jo 1:12). Essa total e absoluta renovação não ocorre num súbito, contudo, é processada paulatinamente, dia após dia, como se dá na demolição do prédio. Nesse passar ininterrupto dos dias e dos anos ele vai sendo quebrantado e aperfeiçoado pela ação da cruz, através do negar a si mesmo e se deixar guiar sempre pela verdadeira palavra de Deus.

Seu interior vai renascendo a pouco e pouco, e como pedra viva na construção divina(1 Pe 2:5) é edificado e edifica a igreja em conjunto com os demais irmãos. De seu próprio interior e alcançando o exterior, o homem que nasceu de novo, do Espírito(Jo 3:3,5) é lapidado pelo trabalhar constante da cruz: do barro molda-se em pedra viva, é transformado e ajustado ao edifício de Deus. À medida que mais e mais se alimenta do pão da vida, que é o verdadeiro alimento e não perece, experimenta um metabolismo espiritual e então cresce e amadurece sob o ensinamento da Unção(1 Jo 2:27) enquanto as fortalezas da sua mente vão desabando à medida que caem por terra como detrito os pensamentos de outrora. As coisas velhas esvanecem e tudo é renovado de modo gradual. Pela perseverança e a oração, alimentando-se da palavra e invocando o nome do Senhor em todo lugar com pureza de coração.

Permanecer no espírito é essencial, porque não pode haver mudanças imprescindíveis na estrutura do cristão se ele não estiver em constante comunhão com Deus. Igualmente é necessário submeter-se ao trabalhar do Espírito por intermédio das circunstâncias cotidianas. Assim como a construção não pode ser renovada sem que antes ponham abaixo o que estiver envelhecido e seja jogada fora a velharia entulhada, o ser humano regenerado não amadurece se não passar por total quebrantamento e tudo que for antigo não se tornar refugo. Para que isso seja realidade Deus necessita da cooperação do homem. Você está disposto?

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 02/08/2010
Reeditado em 30/12/2021
Código do texto: T2414835
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.