De ter uma ocupação a ser feliz, é um longo caminho

Ouvi algumas ideias ultimamente que me impressionaram, e acabei por voltar a pensar em como funciona o sistema social, só pra matar o tempo mesmo. Percebi que de fato, o sistema é falho, muito falho. Começando pelo paradigma de "ter que ser alguém", o mundo basicamente se resume a isso, as pessoas passam a vida inteira com o objetivo de crescer profissionalmente, alcunha para "conseguir mais e mais dinheiro".

Não culpo o mundo, nem seus governantes, e sim a população, que há muito tempo vem trocando o significado de satisfação pessoal. Hoje, não importa o que você quer fazer, muito menos o que você gosta, o que está na moda é ser rico, que a felicidade se compra, certo?

Implantar diferentes ideais políticos não ajudaria em nada, atualmente. O mundo precisa passar por uma reforma social drástica, para que compreendam o quão egoísta nosso planeta parece de fora, tratando à parte quem consegue e tem vontade de enxergar a que ponto chegamos, e concluir que se houver volta, esta não é das mais fáceis.

Aceitar que o mundo gira em torno de conseguir dinheiro é apenas ir pelo caminho mais fácil, mais seguro. Poucos arriscam seguir seus sonhos, quando é mais fácil trabalhar a vida inteira em um emprego, ganhando dinheiro para trabalhar mais. E não é o mesmo papo de escolher a profissão que gosta, tem a ver com questionamento e dúvida, procurar entender o objetivo desse sistema que nos obriga a ser feliz, mesmo sem saber o que isso realmente significa.

Willian Sousa
Enviado por Willian Sousa em 02/08/2010
Código do texto: T2413670
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.