RECONHECENDO UM DISTÍMICO ! !

Esses dias conversando com uma amiga, ela me disse:

"Não aguento mais meu marido, esta cada dia mais mau humorado, pessimista, baixo astral "

E acrescentou, que genio mais dificil ele tem.

Pensei no que ela falou, e em tudo que ja li e estudei sobre comportamentos "distímicos".

Que é muito confundido com mau humor.

Mau humor passa, quando a situação que o gerou acaba.

Ja aquele que esta distímico, passando o problema que causou seu mau humor, arruma outro, para continuar rabugento.

Distimia é doença, um tipo de depressão crônica, que pode levar se não tratada, a surtos de depressão grave.

Esse distúrbio atinge mais de 180 milhões de pessoas no mundo.

Que quando não tratadas, tendem a se isolar.

A distimia tem um forte componente genético, tenho uma conhecida que, por ja conhecer a doença em sua mãe e irmã.

A reconheceu com facilidade nela mesma, quando passou a fazer problema por qualquer coisa, em tudo ver pessimismo e tédio.

Por ter informação suficiente, não perdeu tempo, buscou ajuda médica, e com a medicação certa receitada pelo profissional, pode voltar a rotina.

Quem de nós não conhece ou conheceu, alguém parecido com aquela hiena do desenho animado, que dizia o tempo todo: " Oh dia, oh Céus, oh vida, oh azar"

Conheci uma pessoa a tempos atrás, que era distímica e nem desconfiava disso, por pura falta de informação.

Sua maneira de agir, pensar e falar, era sempre de forma negativa.

Se estava em uma fase tranquila, sem problemas em sua vida. Ela dizia: ah, pode esperar, que vai acontecer algo ruim, é só questão de tempo.

Se estava em uma fase difícil, falava: está vendo não disse, e ainda pode piorar.

Hoje quando dela me lembro, penso que ela não era assim, estava sofrendo de distimia, e precisava de tratamento.

São tantas as pessoas que passam uma vida inteira nesse ciclo distímico, e são consideradas pela família como mau humoradas, e negativas.

É uma pena, pois há tratamento médico.

E a vida pode vir a ficar bem mais azul e menos cinza para elas.

Ninguem é negativo, mau humorado o tempo todo.

Se alguém age dessa forma, pode estar sofrendo de Distimia.

Lenapena
Enviado por Lenapena em 02/08/2010
Reeditado em 07/09/2011
Código do texto: T2413329