Adelante!

Não, não adianta querer voltar atrás. É inútil tentar voltar no tempo. A vida segue o seu rumo. E nós nela. Cada um no seu ritmo e na sua trilha.

Quantas vezes não senti falta de um lugar e quando consegui voltar lá, depois de muito tempo, estava tudo diferente... não era mais o mesmo.

Quantas vezes não senti saudade das pessoas e quando consegui reencontrá-las, depois de muitas tentativas, elas foram indiferentes... não eram mais as mesmas.

Quantas vezes não revi fotos antigas, textos escritos que havia até esquecido, objetos de recordação que não me recordava mais... não sou mais o mesmo.

Não dá pra voltar, reviver um tempo passado. O que passou só é mantido vivo na memória. Muitas vezes nem dá pra guardar fotos ou imagens, apenas relembrar mesmo, guardar no coração.

A vida continua. E às vezes as pessoas interrompem a continuidade da amizade, do sentimento, da consideração.

Não adianta querer reencontrar a mesma pessoa para tentar repetir o mesmo sentimento. Tudo muda com o tempo. E os momentos mais especiais da nossa vida são “irrepetíveis”.

A única opção é encarar cada situação como se fosse a única, viver cada dia como se fosse o último. E olhar para frente, adiante.

Isso me remete a três citações. A primeira é o refrão de uma música de “30 Seconds to Mars”, que diz:

“I will never forget

I will never regret

I will live my life.”

(Eu nunca vou esquecer

Nunca vou me arrepender

Vou viver minha vida.)

A segunda frase que me vêm à mente é de “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri: “Pense que este dia nunca mais nascerá outra vez!”.

E o Ikeda Sensei também já disse: “A história caminha somente para frente.”

Por fim, relembro o refrão da música-tema do programa de TV espanhol “Operación Triunfo”, que já citei em outras ocasiões e que gosto muito:

“Adelante por los sueños que aún nos quedan,

Adelante por aquellos que están por venir,

Adelante porque no importa la meta,

El destino es la promesa de seguir – adelante!”

(Adiante pelos sonhos que ainda nos restam,

Adiante por aqueles que estão por vir,

Adiante porque não importa a meta,

O destino é a promessa de continuar – adiante!)

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 02/08/2010
Reeditado em 02/08/2010
Código do texto: T2413045
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.