ABACAXIS.
No mercado municipal do parque Dom Pedro II. Ouvi o vendedor com seu carrinho de abacaxis exclamando: _ Venham... venham experimentar um pedaço do mais doce abacaxi deste nosso Brasil... –
Parei para ouvi-lo e perguntei: _ Qual o preço da fatia? – Ele sorrindo informou: _ Temos fatias de um real, e temos fatia de dois reais que são um pouco maiores e dulcíssimas. – Pedi um pedaço de dois reais, enquanto saboreava a deliciosa fatia, o vendedor continuou falando:
_ Ah!... Adoro esta palavra... Dulcíssima... Porque é a verdade, aqui estão os abacaxis mais doces de São Paulo. –
O Vendedor enquanto descascava e fatiava com muita maestria as frutas, orientava o seu filho ( um garoto aparentando doze anos ) a atender as pessoas.
Chamou algumas senhoras que passavam na rua dizendo:
- Venham... Lindas moças... Venham degustar a fruta mais saudável para a saúde... É verdade... Os especialistas nutricionais classificam o abacaxi como um dos alimentos mais ricos em vitaminas, é tão saudável que ajuda a emagrecer... e tão bom para saúde que poderia ficar horas falando deles... –
As mulheres e outras pessoas se aproximaram.
Auxiliando o filho a atender a todos, explicava: _ Aqui temos vários tipos de abacaxis, tenho os mais doces para serem degustados de imediato. Tenho os menos doces para serem feito sucos, doces, geléias e até medicamentos.
Assim sirvo do jeito que o cliente quiser... Fatiados, inteiros com casca e sem cascas. –
Até aquele momento via aquele vendedor de alegria contagiante, como um ambulante a mais, porém quando ele respondeu a pergunta que uma mulher lhe fez, fiquei intrigado com sua resposta.
Ela perguntou: _ O senhor tem muita pratica em saber qual fruta é mais doce, isto é experiência por lidar com abacaxis todo dia? –
Ele respondeu: _ Sim, a cor, o tipo de coroa, me dá informações sobre a fruta, mas o abacaxi é considerado o rei dos frutos, pois é a soma de vários frutos juntos, na verdade Senhora, os Elementais da natureza é que me informam a qualidade de cada fruto. –
A mulher sorriu não dando muita importância ao que ouvira, e foi embora levando varias frutas escolhidas por ele.
Sentei num banquinho que estava ao lado do seu carro de frutas, e em tom de brincadeira, o provocando comentei:
_ Acho que esta história de Elemental é conversa do Senhor, provavelmente injeta açúcar nestas frutas para elas ficarem assim tão doces... -
O Homem deu uma risada muito gostosa e falou:
_ Não... Não preciso colocar açúcar, o açúcar neste caso é ruim...
Sei que é difícil as pessoas acreditarem em El ementais da natureza, mas afirmo ao amigo que é verdade... Vou lhe contar como tudo começou. –
Aproveitando que ficamos momentaneamente sozinhos falou:
¬_ Quando vim para esta terra abençoada, não consegui arranjar emprego por ser um homem de pouca leitura, então nas madrugadas vinha para o mercadão ajudar a descarregar caminhões de frutas e legumes que vinham do interior.
Assim conseguia ir sustentando minha família com muita dificuldade.
Certo dia ao ajudar a descarregar um caminhão de abacaxis, cortei minha mão na coroa de um deles, bati com a fruta no chão que se arrebentou e praguejei com raiva, dizendo:
‘Abacaxis não servem para nada, são uma praga, alem de azedos, machucam, por isso todo problema é um abacaxi. ’
Parei um pouco de trabalhar e procurei um pano para estancar o sangue da mão, fiquei vendo os outros companheiros terminarem a tarefa.
Não sei como isso aconteceu, e nem sei como explicar... De repente senti um puxão na mão machucada e um ser que não vi, e não sei como é, me falou:
“Você é um ingrato... Na solução do problema está o bom....
Abacaxi é o fruto que nos dá mais trabalho, você já pensou na difícil alquimia que temos que fazer, retirando os nutrientes da terra para produzir esta fruta tão saudável e benéfica para alimentar vocês humanos?
Acredita que não há trabalho no seio da terra para gerar todas as plantas e seus frutos?
Ah!... Seu tolo se soubesse um pouquinho do trabalho dos Elementais da natureza, não falava esta bobagem.
Os Elementais da construção do abacaxi não gostaram do que fez e praguejou..
Enquanto não se desculpar, sua mão não vai sarar... –
Fiquei de boca aberta e com medo, a voz falava dentro de mim, pensei que estava ficando louco.
Senti me envergonhado, juntei todos os pedaços do abacaxi, e pedi desculpas, prometendo que dali em diante os trataria com respeito.
Sem entender como, senti vontade de deixar aqueles pedaços na beira do rio, porque eles seriam comidos pelos pássaros.
Minha mão por encanto cicatrizou... –
O Vendedor ficou emocionado e disse:
_ Meu Senhor ... Acredite ou não.. Naquele dia pressenti que deveria comprar uma faca e descascar as frutas e vende-las para as pessoas dentro dos carros, em pouco tempo consegui este espaço, comprei este carro de frutas, e criei minha família, acredito que ganho mais que muita gente com bons salários, hoje possuo caminhonete, casa própria e termino este ano de formar minha filha mais velha em Odontologia.
Não tenho problemas financeiros, pago religiosamente meus impostos.
Toda minha família tem uma excelente saúde.
Agradeço todos os dias a Deus o momento que cortei a mão com abacaxi.
E quando me aposentar comprarei um pequeno sitio para plantar frutas, e sei que serei ajudado pelos amigos que fazem a alquimia debaixo da terra na criação dos frutos. –
Grandes dúvidas surgiram dentro de mim, mas outras pessoas se aproximaram para comprar frutas e interromperam nossa conversa.
Antes de me despedir ele me ofereceu mais um delicioso pedaço, dizendo que era oferta da casa, pela minha atenção na sua conversa, e falou;
_ Vai com Deus meu Senhor... Sinto que os Elementais o auxiliarão a escrever sobre o que falei. –
No retorno para casa recordei que não comentei sobre escrever textos...
Como ele sabia que escreveria a respeito?
Lembrei-me do ensinamento do filosofo.
Acho que foi William Shakespeare.
“ Há mais mistérios entre o céu e a terra
do que julga nossa vã filosofia “