RELAÇÃO INTERPESSOAL NA INTERNET

“Em meu leito, pela noite, procurei o amado da minha alma, procurei e não encontrei”. (Cânticos dos Cânticos,3,1)

O Homem, independente do sexo, é um animal social, não conseguindo viver isolado. Contudo, a solidão continua sendo companheira inseparável de um número significativo de pessoas em todo mundo. Hoje, os meios de comunicação têm modificado radicalmente o comportamento humano, especialmente a Internet. Tais modificações representam em algumas situações um retrocesso nas relações humanas. Logo, o conhecimento das motivações que levam os indivíduos se relacionarem por intermédio desse mecanismo, constitui um passo significativo para o entendimento daquilo que ele tem de mais belo e íntimo, o sentimento.

O ser humano é um mistério apesar de todos os avanços da ciência, principalmente, nas suas relações com o sexo oposto. Na condição de curioso, me aventuro a especular sobre o imaginário feminino e masculino frente a uma determinada situação. Assim, coloco algumas questões e ao mesmo tempo tento discuti-las. Então, pergunto: o que passa na cabeça de uma pessoa que fica horas e horas na internet? Qual é a motivação que a leva deixar, muitas vezes, o convívio de uma pessoa ao seu lado, para contatar indivíduos tão distantes? Falta de amor e solidão? O homem, ou mulher de carne e osso ideal não existe ainda? Ou quem sabe, medo de assumir uma relação real?

Cara internauta insatisfeito: vejo na sua ansiedade, a necessidade premente da busca de algo mais. Seu comportamento representa para mim, a aflição própria de mentes inteligentes em busca de novos horizontes. Infelizmente, o rigor estético desvirtuado de uma sociedade consumista, muitas vezes impede o reconhecimento de um verdadeiro talento. Daí, o contato virtual, escrito ou falado constituir um ótimo recurso para fugir dessa exigência hipócrita. Entretanto, pode acabar gerando transtornos, pois contatos realizados no escuro podem trazer surpresas desagradáveis.

Certamente, essa problemática é comum para os dois sexos, porém parece ser mais freqüente entre as mulheres. Talvez porque as mulheres são em maior número. Ou talvez, porque estejam mais sujeitas as mazelas do mercado capitalista do que os homens. Onde a juventude, beleza física e dinheiro são atributos fundamentais nesse mundo cada vez mais globalizado e injusto. Nota-se que as representantes do belo sexo, por razões ainda obscuras, constituem o segmento da sociedade mais sensível a esses quesitos. Daí o interesse por esse tipo de relacionamento ser mais freqüente entre o público feminino.

Todavia, pode ser um equívoco de minha parte, e os dois sexos estejam submetidos equitativamente a esse tipo de comportamento. Ou também, essa procura pelo outro distante, não passa de uma atitude normal das pessoas frente ao avanço da tecnologia. No entanto, creio ao contrário, que um número significativo de pessoas esteja sendo motivado por uma grande insatisfação, ou quem sabe por uma enorme solidão. Tenho consciência que minha análise é superficial e até certo ponto simplista. Entretanto, o propósito primordial desse texto foi o de levar os leitores a refletir sobre um assunto realmente complexo.

João da Cruz
Enviado por João da Cruz em 01/08/2010
Código do texto: T2411618
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.