ELA NAO ENTENDE UMA PALAVRA...
Toda semana é igual ! !
Volto do trabalho voluntario que faço no setor de internação.
Em um hospital que trata do cancer infantil.
Agradecida por tão especial tarefa.
É comum um paciente ou uma mãe, tocar mais fundo meu coração.
Semana passada, foi Mei uma jovem mãe chinesa, muito linda e meiga.
Que faz pouco tempo chegou com seu marido ao Brasil, aqui nasceu seu bebe, de nome Li, que hoje esta com dois meses apenas.
E encontra-se internado, por conta de um tumor imenso no abdomen.
Li é lindo, tem muito cabelo e um rostinho de anjo.
Eu estava me dirigindo ao quarto em que Li esta internado, quando a Doutora Marisa de la saia, e me vendo disse: "olha nem adianta voce entrar ai, pois essa mãe chinesa, não entende uma palavra que falamos ! "
Entrei assim mesmo, e vi uma jovem mãe amamentando seu filhinho.
Ela o olhava com tanta ternura.
Nesse momento pensei, mãe é igual em qualquer canto do planeta.
Eu esperei ela terminar de amamenta-lo, e com carinho disse sorrindo: " Voce, Mei é linda" e repeti sorrindo sempre: " voce, Mei é linda"
E continuei: " e seu bebe é lindo, e apontei para ele."
Ela me olhou com um sorriso doce e agradecido e repetiu, linda.
E assim abrimos uma ponte de comunicação.
Ela realmente não entende uma palavra em portugues.
Mas entendeu que era positivo o que eu falava, pela expressão do meu rosto.
Fiquei ali com ela e seu bebezinho, ainda por um bom tempo.
Conversamos pela linguagem da sensibilidade, que o olhar traduz sem dificuldade.
E dali sai, emocionada, com a luta daquela jovem mãe chinesa, tão solitaria em um pais tão distante do seu, sem falar uma palavra do nosso idioma, e com seu filhinho muito doente.
Mas certa que a comunicação pode ser universal, desde que haja empatia entre as pessoas....