Fases
A vida é feita de fases. Não só a vida, as estações, a lua, as mulheres... E as fases também passam, como escrevi outro dia, que "tudo passa". Algumas vezes a gente consegue viver cada fase na sua própria época. Outras, a gente vive a fase tempos depois. Tem fases curtas e intermináveis, estranhas e legais, únicas e repetitivas.
Muitas coisas podem acontecer para nos fazer viver uma fase atrasada. Falta de recursos, de força, de autenticidade, de vontade. A parte boa de viver uma fase posteriormente, é que seremos mais maduros ou teremos mais controle ou dinheiro para desfrutar melhor cada momento. A parte ruim é que algumas coisas não vão se encaixar, estaremos agindo descompassadamente fora do tempo ou do bom senso. A mesma coisa acontece quando tentamos viver algo antes do tempo. Um fruto verde é azedo mesmo.
Mas não tem jeito, nem sempre conseguimos viver cada fase na época julgada convencional. E precisa? O importante é viver. Depois que cada fase passa, descobrimos os porquês de cada coisa, entendemos o porquê de a termos vivenciado nesta época, desta forma. Em outro momento, a fase teria sido diferente, em meio a outras pessoas, diferentes pensamentos e diversificadas reações.
Quando mudamos de fase amadurecemos em algum aspecto. As fases são delimitadas por crescimento, aprendizado, descobertas. Nem sempre doces, mas seguramente marcantes. Essas intermitências das fases acarretam duas consequências: garantem que nenhum sofrimento dura para sempre e indica que devemos desfrutar intensamente as coisas boas da vida porque um dia tudo será diferente.
(Catalão, 30/07/2010)