Espelhos da alma
Uma noite, em minha casa, ligo o computador, lá pelas onze horas e após todo o processo de inicialização e carregamento, inicio o aplicativo do MSN Messenger e zapeio pelas atualizações recentes dos meus contatos.
Afinal de contas, somos sempre curiosos (Eu disse curiosos).
E depois de ver os trechos dumas letras de músicas populares, aquelas citações de grandes escritores, sem ao menos o usuário ter verificado a autenticidade da autoria, eis que vejo uma frase nas atualizações de um contato: “Orkut e MSN - paraíso de filósofos”.
Confesso que fiquei intrigado com essa frase e me atentei ao que muitas pessoas postam em suas frases nas redes sociais e nos aplicativos de conversa instantânea.
Não se trata de um parecer cientifico, mas é impressionante como as pessoas expõem coisas que são intrínsecas.
Mas tudo isso passa despercebido, na maioria das vezes, por nós.
Não conseguimos ‘ouvir’ o que as outras pessoas estão dizendo e não nos damos conta que agimos da mesma forma por diversas vezes.
Lógico que há citações pitorescas e de cunho duvidoso, mas geralmente, as pessoas falam coisas que estão ligadas diretamente ao seu estado emocional.
Até o conteúdo dos e-mails que a pessoa lhe encaminha é um sinal das suas emoções.
Quando passamos por uma experiência positiva, nós temos a necessidade de propaga-la e usamos de todas as armas que temos para que outras pessoas possam ser conhecedoras de tal feito.
Da mesma forma, quando passamos por uma experiência negativa, buscamos conforto e refúgio de diversas maneiras.
Geralmente, quando as pessoas estão numa fase de conquistas e avançar, elas vão fazer menções positivas e talvez citem trechos de músicas e obras que reflitam esse momento.
Quando uma pessoa está num momento de introspecção e considerações sobre a vida ou algum acontecimento específico, ela usará as mesmas ferramentas para expressar o seu momento.
Ninguém está livre dessa regra. Até mesmo quem vos escreve.
Por diversas vezes, uso os escritos como uma terapia, como um ressoar da alma, literalmente. Por diversas vezes quando estive alegre, feliz, triste, inconformado, os escritos foram meu refúgio.
E quando escrevo, não tenho intenção de fazer com que você pense da forma como eu quero que você pense, mas que simplesmente você possa saber quem eu sou.
Emoções são um manancial de reflexos da alma humana.