A Liderança das Mulheres

Depois de muita luta as mulheres ganharam seu lugar ao sol. Elas também podem liderar, seja numa empresa, na vida política, religiosa ou no próprio lar.

A ciência veio a descobrir elementos que demonstram a capacidade da mulher. Por exemplo: enquanto o homem só utiliza o hemisfério cerebral esquerdo para falar, as mulheres utilizam os dois. Isso permite usar a intuição de forma mais freqüente (e segundo afirmam os humorista permitem que as mulheres falem o dobro que os homens). Voltando à intuição, intuir exige sensibilidade é uma grande aliada nos negócios e na vida pública.

Quando se trata de liderar a mulher deixa fluir sua intuição e sabe instintivamente qual é lugar certo para cada funcionário. É evidente que ela não vai liderar ao estilo masculino, mas pode criar seu próprio estilo e ter êxito nos negócios.

Sensibilidade e prudência ajudam à mulher na sua profissão. Muitas executivas revelam o segredo de seu êxito, saber dizer a palavra certa no momento certo. Porém tem muitas pessoas tímidas quando se apresentam diante de grupos e que, a pesar de serem inteligentes e capazes, perdem terreno devido a sua timidez.

Uma moça que havia sido escolhida vereadora no interior comentava: "Quando o trabalho é corpo à corpo, como quando há eleições na minha cidade, eu sou invencível. Mas quando vou à Câmara de Vereadores e vejo o grupo inteiro olhando para mim, não sei o que dizer e interiormente sinto que estou desabando".

E o caso se repete em muitas pessoas. A mulher sabe convencer o marido para fazer um bom negócio; persuade o filho para não trancar matrícula e continuar a faculdade; fala com a empregada e consegue que trabalhe uma hora a mais... sabe persuadir. Mas quando se trata de fazer o mesmo que ela sabe tão bem realizar no ambiente familiar diante de um grupo, muitas vezes julga-se incompetente e perde espaço na vida profissional.

Um de meus professores de faculdade aconselhava: quando esteja diante de um público imagine o rosto de seus familiares e amigos e será mais fácil tentar convencê-los. Em síntese: a arte de liderar é a arte de conduzir e influenciar e, apesar da propaganda machista que tenta diminuir o poder feminino, a mulher está capacitada para cargos de liderança.