Ironia é saber ser irônico

Na maior parte do tempo, admito, sou irônico. Já fui alertado a respeito do quão minha escrita manifesta tal controvérsia literária, e geralmente imaginava ser parte das famosas “críticas idiotas que ninguém dá a mínima mas que te incomoda pra caramba”. Acontece que eu percebi que, de fato, isso acontece, porém é difícil a percepção já que, muitas vezes, nem eu mesmo sei que estou sendo irônico, o que é um tanto quanto estranho.

Algo que acredito que todos devam saber é que tal figura de linguagem quase sempre é utilizada da seguinte forma: indo da tentativa de fazer humor à tentativa de fazer mais humor ainda. Não que seja algo errado, ou extremamente demodé ( o que, de fato, é ), o ponto é que a ironia pode e também deve ser utilizada para expressar insatisfação ou alguma opinião. Ou uma insatisfação a respeito de uma opinião, o que seria extremamente brilhante.

Nada melhor que expressar seu ponto de vista dizendo exatamente o contrário. A maioria te achará um idiota, porém haverão pessoas que te acharão, além de idiota, um gênio. Tentando lhes convencer de algo jogando na cara deles exatamente como seria o contrário, lhes mostrando que o único caminho é concordar dizendo: “Realmente, esse idiota tem razão“.

Levantar cartazes e criar protestos contra a banalização da ironia não é meu objetivo ( pelo menos, não agora ). Portanto fiquem alertas, lembrando que muitas coisas que são encontradas aqui, na verdade, significam o oposto do que dizem. E que outras, não significam porcaria nenhuma. Sério !

Willian Sousa
Enviado por Willian Sousa em 28/07/2010
Código do texto: T2404210
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.