COLAR DE CABAÇA

Lêda Torre

Santa Fé. Toda a família fora para a roça trabalhar como sempre, a lida era grande. Os trabalhadores já estariam por lá esperando para o laboro que era colossal. Nessa época era a plantação de arroz.

O chefe maior dera as ordens: Maria a primogênita e o irmão Antônio ficariam com a tarefa de encher as cabaças de água da fonte, para levar pra beber na roça, com todos os trabalhadores. Os dois ficaram um pouco atrás, e depois seguirem.

Porém, a fonte de onde retiravam essa água para beber e para os afazeres domésticos, era meio longe, mas tinha que fazer, não tinha escolha, e o jeito mesmo foi fazer tudo , pois como seu Sinhorzão, sempre foi duro na queda, como eram os pais na época, a recomendação foi que tivessem todo cuidado, porque a cabaça melhor era uma Marimba de pescoço curvado, a predileta, e foi...a dita cuja que Maria levou.

Só que aconteceu uma coisa desastrosa; a dita cabaça quebrou, na subida da ladeira, e Maria escorregou...levantou, mas o medo, de dizer....fez com que ela atrasasse, e quando chegaram na roça, eis a questão, cadê a cabaça, pois o vovô sentiu logo falta, parece que estava adivinhando....ela, arredia, se escondendo...o seu irmão disse logo, que Maria havia quebrado a tal Marimba e foi obrigando-a buscar os cacos, só de medo de apanhar....ela foi...lá se foi Maria pegar os tais cacos....chorando......o seu coração estava aos pandarecos, imaginem só, de medo!!! Pois a mão do velho portuga era pesada!

Na mesma hora, seu pai pegou uma corda e seu pai, fez um rosário, com os cacos, e trabalharia o resto do dia todo na Roça, daquele jeito, enfeitada com o tal rosário. E assim foi quem se atreveria desafiar o velho pai, ninguém!! Pela tarde, um casal de pretos, o Sr. Raimundo “o agulheiro” (fabricante de agulhas, mesmo), com sua esposa Jovelina, trabalhadores do vovô, pediram que ele tirasse aquele rosário de cacos de cabaça, aquilo era uma grande judiação com sua filha, tão linda e tão mocinha ainda... foi aí que o velho fazendeiro se rendeu e dona Jovelina conseguiu tirar o tal rosário....mas, também, Senhorzão não falou mais nada....

_______________Colinas-MA, julho de 2010_________________

Lêda Torre
Enviado por Lêda Torre em 27/07/2010
Reeditado em 03/06/2015
Código do texto: T2403448
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.