O intolerante teimoso
Não há nada mais desagradável e impertinente do que um teimoso arrogante. Na minha opinião, nem todos poderiam ser teimosos, apenas aqueles que soubessem fazê-lo com arte e sabedoria. O fato de ser uma teimosia, já aborrece a qualquer um, até aos mais educados e diplomatas. Outro dia, estava explicando a um amigo o que significava e como se efetuava o "carretão" no jogo de sinuca. Resumindo, posso dizer, que trata-se de uma execução irregular efetuada com o taco acompanhando por um pequeno tempo a bola branca fazendo com que a mesma leve consigo uma, duas ou mais bolas com a intenção principal de encaçapar ao menos uma delas ou talvez nenhuma delas, mas conseguir safar-se de uma situação difícil naquele momento do jogo. Evidente, que é proibido pelo regulamento uma tacada nestas condições. O pior, é que o amigo, além de não conseguir entender, teimou por "a" mais "b", que eu estava errado nesta interpretação. Esforcei-me e com paciência e detalhes, expliquei-o novamente. Aí é que a coisa ficou ainda pior!! Ele não entendia e teimava...teimava...teimava... e teimava... Que raiva!!! E digo mais, já meio aborrecido, chegou a dizer-me que um dos seus amigos, que joga sinuca há 30 anos, não concordava comigo e que por isso, ele tinha mais um forte argumento para discordar de mim. Pronto!! Estava armada a peleja da teimosia. Senti vontade de encostar o taco, abandonar o jogo e ir para casa, mas contive-me e exemplifiquei os meus ensinamentos com o cuidado de efetuar a jogada para que ele observasse e pudesse finalmente entender. Sabem o que ele respondeu-me? Pegou algumas folhas de papéis listadas na impressora, que continham o regulamento do jogo de sinuca, estendeu o braço em minha direção, como quem desejava entregá-las em mãos e disse-me: "Jaime, faça-me um favor, leia o que está escrito aqui neste regulamento". Aiaiaiaiai... Novamente senti aquela vontade de abandonar tudo e ir embora para casa!! De nada adiantaria eu ler o regulamento, sendo que o amigo é quem não sabia interpretá-lo. É por isso que eu digo e repito: Não há nada pior do que um teimoso arrogante para esgotar-nos a paciência. Todo teimoso deveria ter por princípio, a arte e a sabedoria para exercer a teimosia. Teimosia não é para qualquer um!! Já cheguei até a imaginar Deus engavetando os teimosos, como faz a Justiça Brasileira com milhares de processos jurídicos, na intenção de deixá-los fora de circulação por um bom tempo. Ah! Isso seria ótimo! Finalizando, devo dizer-lhes que não consegui fazê-lo entender, nem dissuadi-lo de ser teimoso. Que isso sirva de lição e precaução para todos que agora me lêem e especialmente para eu próprio, que sempre julguei-me paciente e persuasivo. Abraços desse amigo de vocês, que também, não passa de mais um teimoso, que tem o cuidado para não habituar-se simplesmente, em teimar por teimar.