CRÔNICA – Bate-bola com o meu amigo Nobre
Desde a Copa do Mundo, quando o Brasil foi aquele fiasco, que não conversava com meu dileto amigo Nobre, meu guru, digamos assim, uma pessoa por mim usada quando preciso de conselhos ou estou assim sem assuntar.
Combinamos uma visita aqui na minha casa de praia, onde estou sozinho há uma semana, e além de suas opiniões poderíamos bebericar um pouco, até por que casa no litoral é um sinônimo de bebida, um convite mesmo, disso ninguém tem dúvida.
-- Bom dia, dileto amigo, vá logo entrando, a casa é nossa, eu dissera.
-- Nem precisa mandar já estou dentro.
-- Então, como anda de saúde?
-- Muito bem, melhor até do que mereço meu caro (ele está na casa dos setenta anos, mas é muito lúcido, cabeça branca, barba também, muita sabedoria).
-- Veio dirigindo hoje?
-- É dispensei o motorista...não estava dando certo.
-- O que me diz da derrota do Dunga?
-- Sobre isso nem é bom falar, o que passou, passou não há remédio pra incompetência, nem para orgulho e omissões.
-- Verdade, mas agora chamaram o Mano Menezes!
-- Isso foi uma armação... Primeiro convidaram o Muricy Ramalho, mas já sabendo que o presidente do Fluminense é inimigo ferrenho do da CBF, doutor Ricardo Teixeira, e em sendo assim não seria liberado. Isso me pareceu bastante claro. Tanto é verdade que nem salários combinaram com ele e isso é muito estranho.
-- Digamos que houve essa armação, mas o que o Mano tem a ver com isso?
-- Não, nada, mas penso que ele já sabia de tudo. Todavia ele também não pense que vai ficar definitivamente no cargo (falou que era o mais importante do Brasil. E é mesmo, até maior do que o Lula). Quatro anos é tempo demais para um treinador segurar o cargo. O Felipão já está de sobreaviso, prontinho para assumir logo que os fracassos comecem a ocorrer... Quem viver verá.
-- Mas ele é melhor do que o Dunga, pelo menos?
-- Farinha do mesmo saco, retranqueiro, e já começou errado, convocando quase todos que jogam no exterior, dando oportunidade a apenas sete que estão fincados no futebol brasileiro... Aliás, um deles, o Kaká, ao ser convidado falara que não estava em condições, no momento, de jogar pela seleção... ora nem no momento e nem nunca, sua geração não nasceu pra ser campeã, só pra ganhar dinheiro dos bestas. Tudo por exigências do Ricardo Teixeira e dos patrocinadores tanto dos atletas como da seleção. Convocou os garotos do Santos justamente quando não estão jogando patavina e a oportunidade poderá não dar mais certo.
-- Mudando de assunto, e as eleições que se aproximam?
-- Não tem pra ninguém, meu caro... com todo esse aparato governamental e sem sofrer punição do poder judicial, que já deveria ter cassado a candidatura da Dilma, em face de propagandas antecipadas, gastos de dinheiro público em sua campanha, inclusive com o próprio presidente da República sendo seu cabo eleitoral, não há um político sequer que possa fazer frente a ela de igual para igual...aliás, nem Papai do Céu resolvendo descer tomaria dela a presidência do país.
-- Você não acha que está cético demais?
-- A minha descrença tem cabimento. O Brasil caminha para ser uma reprodução de Cuba, onde Fidel Castro manda por mais de cinquenta anos, mesmo doente é quem dá as cartas ao seu irmão, que ficara oficialmente em seu lugar. Percorre a mesma direção o ditador Chávez, bem ali na Venezuela, grande amigo de Lulalá, um molusco que se transformou no maior líder do Brasil de todos os tempos, utilizando-se e muito bem da demagogia, que é a arte de enrolar, de mentir para as camadas mais pobres e delas receber apoio de quase cem por cento.
-- Pelo que diz não tem solução?
-- Claro que não. Se ao menos a Marina Silva, que tem dez por cento das intenções de votos fosse chamada para ser vice do Serra, e não sei se ela aceitaria, talvez a disputa ficasse mais interessante. Na minha idade não sou obrigado a votar, porém o faço como cidadão brasileiro e sempre para dizer não aos corruptos e incompetentes que dominam a nação.
-- E sobre esses últimos crimes que estão agitando a opinião pública, o que me diz?
-- Sabe, amigo, estou simplesmente envergonhado com tudo isso, mas vamos falar primeiro do da Eliza. Fizeram com que o corpo dela desaparecesse, esconderam-no muito bem, ninguém descobre. A lei diz que é necessário a apresentação do corpo de delito, que seria a maior prova do cometimento do crime. Em não se achando, como é lógico, tudo se torna mais difícil de a polícia provar e de dar conteúdo ao Ministério Público para fazer a denúncia, que é a peça inicial do processo, a fim de levar os criminosos a julgamento popular (júri). Na impossibilidade, cabe às perícias técnicas tentar descobrir provas que, mesmo indiretas, conduzam aos criminosos. Mas é bom lembrar que “corpo de delito” não é somente o cadáver, todavia tudo que se achar na cena do crime: Uma arma, uma cadeira virada, um cartucho, uma faca, um revólver, uma roupa, um vestígio de sangue, etc.
-- E você acha justo isso que tem na lei?
-- Ora, a lei foi feita pra não prender ninguém...aquele negócio de direitos humanos só para criminosos, sim porque as vítimas não têm ao que parece essas benesses, salvo de serem encaixotadas e enfiadas numa vala de sete metros. Depoimentos precisos, antes de esses novos advogados assumir o caso, esclareciam quase tudo, tim-tim por tim-tim, tudo direitinho, de gente ligada ao goleiro Bruno, esse que vem desmoralizando o poder público com risadas, ironia, procedimento próprio de quem é gente do mal, pelo menos faz de conta; e vão sendo mudados, por orientação deles, tumultuando ainda mais o processo. Os envolvidos limitam-se a ficar calados, completamente mudos nas ouvidas, nos depoimentos e temos de engolir essa sem-vergonhice toda...bom que Deus os deixassem mudos para sempre, já seria um bom castigo.
-- Mas sua opinião sobre a atuação dos advogados...
-- Uma barca furada, se é essa mesmo que estamos sentindo diariamente, embora amparados pela lei. Olha, amigo. O sujeito ser protegido sem sequer o Estado ter direito de colher sua amostra de sangue para um DNA é um dos maiores absurdos que se pode ter. Não, mas não estão obrigados a colaborar com fatos que os incriminem...e isso é como faca de dois gumes, pode pesar contra eles, pois “quem cala consente” e quem dificulta as apurações dá amplos sinais de culpa. A lei assegura o direito de defesa, todavia não o direito de mentir, de inventar histórias mal contadas. Outra coisa, tudo o que o menor dissera em prejuízo da suposta gang é mentira, foi por causa de tortura; mas o que diz em benefício deles é a pura verdade, segundo os advogados. Durma-se com um barulho desses!
-- Mas no direito penal a prova cabe a quem alega...
-- Sei disso, não sou advogado, apenas um curioso. Então se cabe a quem alega e eles estão dizendo que são inocentes, estão alegando que não fornecem o material necessário, porquanto acho que a lei tem mão e contramão, que eles não dificultem as apurações. Do contrário, fica implícito que estão confessando os crimes. Penso até que esse negócio de advogado poder falar o que quiser, inventar provas, mudar depoimentos e coisas tais deveriam levá-los à prisão pela autoridade competente. Um curso de direito, que hoje todo mundo faz, até mesmo por correspondência, não tem o condão de dar tanta imunidade a esses intocáveis cidadãos. Defender acusando às autoridades, à polícia, os peritos é muito fácil de fazer, qualquer pessoa que raciocine razoavelmente o faria. Não estou com isso querendo desmerecer das qualidades de advogados de bem, pessoas que ganham as causas de maneira honesta; aliás, que me desculpe, ninguém ganha causa alguma, apenas a justiça é premiada.
-- Mas dizem que a Eliza está viva, andando pelo Rio de Janeiro...
-- Tática errada da defesa, estimado amigo. E isso pode comprometer, pois o Delegado do inquérito pode pedir que eles provem que ela está viva...não cabe a quem alega, provar...então que provem, mas não com fotografias fajutas, conseguidas quem sabe até por favor, por conchavo, a fim de incorporar mais pessoas ao crime...Olhe, essa moça que foi filmada tem todo o direito de colocar esses sujeitos na justiça e pedir perdas e danos, pois sua imagem foi espalhada por todo o país e até pelo mundo, como se fosse a ressurreição da Eliza.
-- Quanto ao crime da Mércia, ex-namorada de Mizael Bispo...
-- Esse então é que está mais claro ainda. O corpo foi encontrado numa lagoa; não fora os desígnios de Deus, dificilmente seria achado...é aquele tal de crime perfeito, que nunca existiu e jamais ocorrerá...sempre alguém vai ver ou registrar por pequena que seja a falha.
O suspeito alega que não há provas contra ele...sendo advogado claro que conhece todos os meandros da violência e os segredos da profissão, e ainda por cima tendo sido membro da polícia conhece todos os álibis que possam prolongar o seu destino certo, que é a cadeia. Seu comparsa já foi encontrado lá nas terras de Sergipe, telefonemas trocados aos montões, tanto no dia do crime como antes e depois.
-- Mas o preso mudou seu depoimento e alegou que teria sido obtido mediante tortura...
-- Coisa nenhuma, ninguém viu tortura alguma, pelo contrário, a televisão o mostrou sendo interrogado ao vivo, contando todas as minúcias, os encontros, a ida à lagoa para buscar o suspeito, etc. A prisão preventiva dele se impõe, já está demorando muito, e isso é o que desacredita a justiça. Por que o vigia Evandro Bezerra, do posto de gasolina, amigo do suposto mentor do crime teria viajado para o nordeste? Será que precisa de mais explicações...aí são dois os criminosos: mentor/autor e co-autor, isso se não houver mais gente nessa jogada. Cadeia é o que merecem. Estão querendo que o processo seja conduzido em outra cidade, todavia o promotor exige que seja consumado em Guarulhos.
-- E a mídia nessa história?
-- A mídia presta um bom serviço ao país ao denunciar e acompanhar as investigações, pois isso tanto alerta o povo como mostra o trabalho que se vem fazendo para conter o crime no país. Agora esse negócio de emissora deter o privilégio de entrevistar autoridades ou até de querer ajudar pessoas da cena do crime é um procedimento que não se pode admitir de maneira alguma. Pior ainda é comprar vídeos gravados irregularmente por pessoas de dentro da polícia, e isso parece que ocorreu em alguns casos.
-- Mas a mídia toma partido?
-- Não sei não, todavia ontem eu assisti uma entrevista em que um dos advogados da turma do goleiro Bruno indagar da entrevistadora se ela naquele momento condenaria o jogador do Flamengo e a resposta dela fora rápida: Não votaria pela condenação. Já imaginou quantos telespectadores teriam sido conduzidos com essa declaração! Outra coisa, esse programa do Datena, que eu até acho bom, está explorando demasiadamente esses casos, e ficam repetindo cenas já passadas até dez vezes num único programa, uma repetição em cima da outra que está enchendo o saco...eu não aguento e desligo imediatamente...
-- Mas isso pode influir assim?
-- Claro que a opinião pública é facilmente manejada pela audiência desse ou daquele programa. Você já imaginou, por absurdo que possa parecer, o que ocorreria com as próximas eleições se a Rede Globo, por exemplo, passasse a divulgar em todas as suas repetidoras (dizem que são mais de duas mil) que o candidato José Serra é muito melhor do que a Doutora Dilma? Ele seria eleito sem sombra de dúvidas, mesmo com aquele negócio de mensalão e do bolsa família.
Bem, amigo Nobre, vamos tomar nossa cervejinha, que o churrasco está saindo...
Sem revisão.