Mesas guardam historias

Dias desses fui almoçar com duas grandes amigas.

E entre uma conversa e outra, muitas risadas, conseguimos tambem comer !

E muito bem diga-se de passagem.

Quando por fim nos despedimos, ja final de tarde principio de noite.

Voltei para casa pensando, em como uma mesa, serve para reunir pessoas a sua volta.

Me veio a lembrança as mesas que ja fizeram parte de minha vida desde a infancia.

As da casa de meus avós eram muito concorridas, estavam sempre servindo a quantos nela se achegassem.

A da sala de jantar era uma mesa pomposa, no formato oval, com dez cadeiras, era em madeira escura e pesada, para levanta-la era preciso que se recorresse a força de alguns homens.

Nela muitos e muitos almoços alegres em familia foram servidos.

Me lembro que um domingo de Pascoa, a volta da mesa estavam mais de doze pessoas, meu primo muito levado, tinha ate o apelido de "Capito" tantas e tantas eram as peraltices por ele inventava.

Entrou em baixo da mesa, e colocou um sapinho na perna da minha tia Zeze.

Nossa foi um Deus nos acuda, gritaria, quase que a pobre mulher cai da cadeira.

Mas era a mesa da cozinha de minha vó que fazia sucesso o ano todo.

Essa era simples, de madeira cor de amendoa, tinha os pes machetados e as cadeiras com assento de palhinha.

Era uma mesa simpatica e acolhedora aquela.

Não havia quem entrasse naquela cozinha e não parasse ao redor da dita cuja.

Ela pertenceu a familia por muitas decadas, isso mesmo decadas.

Fico a imaginar quantas conversas ela ouviu, e quantas refeições foram servidas sobre ela.

Quando me casei a primeira mesa que tivemos foi uma de formica branca, no formato redonda, com quatro cadeiras.

Ela ficava na cozinha do apartamento, e o primeiro almoço que preparei para nos, foi servido nela.

Depois vieram os filhos, e essa mesa simples, comprada na loja Mappin, nos acompanhou, e seus quatro lugares estavam sempre ocupados.

Ela presenciou as primeiras papinhas que ofereci aos meus filhos, sentava-os sobre a mesa e ali os alimentava.

Muitas vezes ela inerte me viu ansiosa, por não conseguir faze-los comer toda refeição, e se pudesse falar, acho que teria me dito: "deixa que de fome eles não vão morrer... "

Faz tempo nossa mesa mudou, hoje não é branca, nem de formica.

Precisamos de uma maior, a familia cresceu.

Porem o habito de nos reunirmos ao redor dela, com a familia e os amigos queridos, para almoços que so terminam perto do horario do jantar, permanece.

Uma mesa guarda milhões de conversas de uma familia.

Presencia uma centena de confidências.

Ouve algumas dezenas de reclamações, lamentos.

É testemunha de muitas comemorações, e alegrias familiares.

Enfim ao seu redor, nos sentamos para alimentar nosso corpo, mas nem sempre prestamos atenção que nossa alma tambem ali se abastece.

Quando em volta de uma mesa, nos reunimos com nossa familia ou amigos.

Para conversas interminaveis......

Lenapena
Enviado por Lenapena em 27/07/2010
Código do texto: T2401967