O Coração de uma Mulher
Hoje à tarde, eu estava parado em frente a um restaurante; eu estava passando o tempo, pois tinha acabado de almoçar e meu próximo compromisso ainda ia se demorar. Rapidamente vi uma cena, aparentemente muito simples e que quero aqui relatar.
Vi um grupo de pessoas saindo dessa loja que, na verdade, abriga uma grande rede de supermercados, onde também se localiza o restaurante. Estavam todos alegres chegando ao veículo; estavam colocando os embrulhos dentro do porta-malas. Percebi que eram quatro pessoas. Dois homens, um menino novo e uma moça. Logo, de "cara", vi que o homem de boné, parecia ser o namorado da moça. Ela tinha uma idade parecida com a dele. Acredito que uns 25 anos, no máximo. O outro rapaz, talvez com a mesma idade, não sei, de repente era um vizinho. O garoto, poderia ser o sobrinho, de um ou de outro. Ou da moça. Não importa.
O que me chamou a atenção foi que na alegria dos homens, inclusive do menino, a moça estava mais contida. Não sei, de repente os rapazes tinham comprado um videogame, ou uma televisão. Sei lá, poderiam está levando para casa um Playstation 3. Não sei. Também pouco importa isso! Mas, o que vi, coisa rápida, não durou mais que 1 minuto a cena, foi o olhar da moça.
Enquanto os rapazes estavam alegres, sorridentes. Ela não. Vi naquela mulher um olhar triste. Não um triste, que é melancólico, e que fica cabisbaixo diante da vida, impotente. Não! Na verdade, vi outro olhar. Vi um olhar como se aquela moça não estivesse satisfeita com sua companhia. Como se ela esperasse mais. Como se aquilo que estava sendo curtido naquele momento, não fizesse parte de sua vida. Engraçado, mas vi aquela moça distante daquela alegria. Parecia que ela não estava ali. Parecia que estava em outro lugar.
O coração de uma mulher é um habitat diferente do que vemos no cotidiano. É mais profundo e exige um olhar mais apurado. Aquela mulher me mostrou, com uma simples feição que ela estava num outro mundo; estava à procura de alguém para ficar verdadeiramente ao seu lado.
Infelizmente, ainda hoje há uma bobagem chamada amizade masculina, que converte homens, que poderiam ser interessantes, em bobos. Bobos que se juntam num bar. Bobos que querem discutir se um ou outro time ganhou. Bobos que não percebem que o coração vazio da mulher está pedindo para ser preenchido.
Aquela moça, que nunca vi, e dificilmente a verei novamente disse para mim com seu olhar e tristeza: “estou sozinha. Não quero isso. Até gosto de sorri. Gosto de algumas brincadeiras. Mas, quero mais! Quero um amor verdadeiro. Quero carícias e sedução. Quero mais que amizade. Quero mais que meramente uma companhia no final de semana. Quero mais que um andar de mãos dadas no shopping. Quero ser uma mulher e para isso, preciso de um homem!”.