Tinha um poste no meio do caminho
Quando ando de mãos dadas com alguém, sempre levo comigo a superstição idiota de jamais deixar com que um poste ou placa na rua separem as mãos. Não faço isso nunca... Desvio todo o meu corpo para o lado da pessoa, mas não solto a mão. Idiota, eu sei, mas dá muito certo. Dá um azar danado deixar o poste separar as mãos.
Esqueça todos os seus dotes de beleza, conversa, afinidade e amor. Todo relacionamento seu irá fracassar se as mãos se soltarem para passar pelo poste. Acredite! No meu último relacionamento, eu fiz a besteira. Brinquei de "ah, nem ligo", e soltei as mãos. Foi um fim trágico.
Tudo bem, loucuras à parte, eu vejo minha superstição (fora como uma loucura dentro de muitas outras que carrego) como uma metáfora. De nada adianta estar do lado da pessoa que julgamos ser a certa, e daí se vocês se dão muito bem, se quando a dificuldade chega, quando o obstáculo se posta bem no meio do caminho, as mãos se soltam? Aí, tem jeito não... Já era. Foi-se. Pras cucuias.
Eu caminho de mãos dadas com a felicidade. E descubro que ela é uma criança birrenta. Se solto sua mão por um segundo que seja, quando me viro novamente, já não sei onde ela está. Saiu correndo, se perdeu... E eu preciso ficar completamente maluca correndo atrás.
É por isso que, quando vem o poste, o obstáculo gigantesco, a solução é passar para o lado da pessoa. Ceder, compreender... Ou trazê-la para o seu lado com a mesma sutileza.
Mamãe uma vez me disse que, de dez decisões que tomo, normalmente ela discorda de nove. Muitas vezes ela tenta me convencer do contrário, mas quando minha teimosia é imensa (coisa que ela sabe que herdei de meu pai), ela não se coloca contra mim. Não me abandona. Não solta a minha mão. E isso é a maior prova de amor que ela poderia me dar... Porque, quando eu falho, o fato de ela ainda estar comigo facilita muito. Ela pode me consolar e me ajudar a corrigir. Se tivesse me abandonado, ô azar... Como suportaria sozinha?
Nos últimos dias descobri que sou auto-suficiente em muitos aspectos. Mas em outros, não adianta... Soltar a mão dá azar tremendo.
Aliás, passar debaixo da escada e cruzar com gato preto são fichinhas perto de soltar a mão de quem se ama quando a dificuldade aparece.
Porque amar, ao meu ver, também quer dizer amparar.