Clichês de roteiros que se repetem

Quando nos sentimos sem proteção, quando temos medo de que nos julguem ou de demonstrar o que sentimos, geralmente, vemo-nos completamente sozinhos.. Embora não aconteça apenas nessas circunstâncias, isso é o suficiente para que elas sejam substituídas. Sim, as máscaras são totalmente substituíveis.

"Máscara". Soa um pouco forte, não é? Dei-me conta, nesse exato momento, de que as pessoas, inclusive eu, alimentam uma má impressão em relação a esse termo. Essa mania do ser humano de querer classificar tudo em bom ou mau. Voltando ao termo citado... Será que você já experimentou usá-lo para fazer uma crítica negativa? Provavelmente, sim. E para apenas citar como característica de alguém? Nesse caso, o desentendimento que você teve deve ter sido inesquecível, talvez, drasticamente inesquecível. Conclui: todos nós usamos máscaras, porém de formas variadas.

Alguns usam meio que "para o bem", como no caso dos que têm medo de deixar transparecer os seus sentimentos na maior parte do tempo. Acho que me expressei de forma errada, pois não é necessariamente "para o bem", só não é para o mal. Mas como uma pessoa pode passar a vida inteira contando com a sorte de conviver com outros que consigam decifrar, a todo momento, o que ela não externa nunca? É, definitivamente não é para o bem. Então, reformularei a frase. Digo: alguns não usam máscaras que possam fazer mal a outrem. Mas talvez possam, porque é uma forma de fazer com que uma outra pessoa que não demonstra os sentimentos sinta-se não-correspondida. Falo de amizade, carinho, amor... Mas, enfim, apenas para tentar enfatizar uma distinção inexistente dos efeitos das formas com que as máscaras são utilizadas, consideremos que essas pessoas usam as máscaras beneficamente.

Outras pessoas, dissimuladas, fazem uso das máscaras para conseguir o que almejam, sendo completamente inconsequentes. Máscaras perigosas, poderosas... mas que, um dia, poderão cair. É uma pena o quanto essas pessoas já terão prejudicado outras ao seu redor. Há ainda aqueles que sentem vergonha do que possuem ou do que são, e acham que se não forem "artificiais" serão rejeitados pelos outros. Esses vivem em função dos demais, a todo instante, não têm opiniões próprias ou não as demonstram e, de forma mais direta, não serão os protagonistas das próprias vidas. Provavelmente, serão esquecidos até como figurantes da vida dos demais.

Alguns usam suas máscaras apenas em algumas situações, outros se tornam escravos delas, perdem-se de si mesmos. Lidaremos com pessoas mascaradas de todas as formas, durante toda a vida. Cabe a cada um de nós saber o que é verdadeiro em alguém e o que apenas parece ser. Descobri, com mais veemência, que as máscaras nunca farão bem a todos e nem todos irão se adaptar aos modos com que você usará e substituirá as suas. Então não faça da sua vida um espetáculo em que as máscaras protagonizam TODAS as cenas.

Acira
Enviado por Acira em 26/07/2010
Reeditado em 14/10/2011
Código do texto: T2399673
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.