Parabéns pelo nosso dia!
Em 1960, por decreto governamental, o dia 25 de julho foi instituído como Dia Nacional do Escritor. Tal fato se deveu ao sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado naquele ano pela União Brasileira de Escritores - UBE, por iniciativa de seu presidente, na época, João Peregrino Júnior, e de seu vice-presidente, o célebre escritor baiano Jorge Amado. Daquele dia em diante, então, passamos a ter uma data nacional própria do escritor.
Mas o que é ser um escritor de verdade? É ser crítico a ponto de conhecer tudo sobre cada assunto que escreve? Também. Mas mais do que isso, é saber interpretar cada qual de forma distinta e colocar suas próprias ideias no papel. É ter a liberdade de brincar com as palavras, construir frases e montar poesias, encaixar verbos e rimas... Ter o compromisso de se apaixonar pelas letras todos os dias. Essa é a profissão Escritor.
A magia das letras está por todo o lugar. Não é preciso ser um sábio para enxergar as belezas existentes nelas. Deve-se interpretá-las. Saber que a felicidade também pode estar oculta em uma poesia, e cabe a nós despertá-la. É como se em cada palavra existisse um anagrama, esperando para ser descoberto. E qualquer um pode ter esta magia nas mãos. Não é preciso ser um escritor para escrever. Deixar-se levar pelas palavras, isto, sim, é necessário.
Parabéns a todos os escritores por seu dia! E que a cada ano, as palavras se renovem, como cometas brilhantes, e produzam ainda mais luz, carregadas de amor e felicidade. E que essas palavras, por mais simples que sejam, possam aquecer e fazer felizes os corações, e tocar cada alma, num gesto de pura magia...
“As letras, para mim, têm o poder de minimizar a frieza daqueles que fazem do mundo um lugar ao qual só podemos imaginar maravilhoso nas histórias que inventamos.”