O TAMANHO DO IMPOSSÍVEL !

 

  Tenho minhas manias, meus hábitos e um deles é colecionar frases e pensamentos. Possuo centenas, talvez alguns milhares e revendo meus arquivos tropecei numa dessas que a gente lê e nos marca pelo resto da vida, altera nossa conduta e nos entope de confiança para estar sempre olhando e seguindo em frente.

  A frase que, por um lamentável descuido não anotei o nome do autor é a seguinte : “NÃO SABENDO QUE ERA IMPOSSÍVEL, ELE FOI LÁ E FEZ !”.

  Imediatamente associei a frase à lembrança de uma cena ocorrida na época em que frequentava os bancos escolares de calças curtas .

  Naqueles tempos era deslumbrado por uma menina que hoje em dia nem me lembro do nome e num desses intervalos ruidosos em que crianças pintam e bordam, convidei a minha pequena musa para tomar um sorvete depois da aula. Ela me olhou de cima abaixo e ironicamente respondeu : “IMPOSSÍVEL !”.

  Não sei se tem alguma coisa a ver mas essa palavra impossível sempre me incomodou. Não que tenha o topete de afirmar aos quatro ventos que para mim pouca coisa é impossível mas o que quero mesmo comentar é que na grande maioria das vezes exageramos nessa questão de olharmos de uma maneira temerosa para isso que inocentemente chamamos de impossível.

  Quer dizer, frequentemente temos o péssimo hábito de exagerar o tamanho, a magnitude e as consequências dele, o impossível.

  Tenho lido inúmeros textos e relatórios sobre recordes e mais recordes que são quebrados e que tempos atrás foram rotulados de impossíveis. E só para não perder a prática, gostaria de mencionar a chegada do homem a Lua.

  Na verdade o que rotulamos de impossível é o que realmente nós, como frágeis e imperfeitos seres humanos muitas vezes nem tentamos fazer, realizar e conquistar.

  No meu caso, até onde consigo me lembrar, a primeira vez que tropeçei nessa palavra meio complexa , ingrata e injusta foi quando a menina se recusou a tomar um sorvete comigo. Naquele momento fiquei arrasado, decepcionado, frustrado e me julguei incapaz de sair com qualquer outra garota pelo resto d vida.

  Ainda bem que pouco tempo depois , percebendo que tinha economizado o dinheiro de um sorvete, acabei tomando dois.

  Não me considero um super homem e nem o Homem Aranha , mas hoje em dia já consigo olhar para os desafios da vida com outra visão. É evidente que os erros e tropeços que ocasionaram cabelos brancos (segundo minha amada neta são prateados) me ensinaram muitas coisas e uma delas foi a de olhar de frente para o tamanho do impossível.

  Por exemplo, ao invés de tentar escalar uma enorme e íngreme montanha cheia de rochas pontiagudas e escorregadias , entendi que o melhor, mais seguro e mais prático seria contorná-la e encontrar um caminho mais firme para chegar ao meu objetivo. Talvez pudesse demorar um pouco mais, mas com certeza a chegada seria mais segura e inevitável .

  Também estou aprendendo a focar com mais nitidez os alvos que quero alcançar. Não pretendo visitar nenhum primo selenita que ainda resida na Lua , mas com certeza antes de passar desta para melhor quero arrumar um tempo para passar uns dias em Salvador, Gramado, Lisboa, Paris e Pequim.

  Não são sonhos e objetivos impossíveis mas apenas projetos que se realizarão a seu devido tempo. Estou aprendendo a lidar com o tal de impossível.

  Percebo que ele não é tão grande assim, dependendo claro, da maneira como se possa encará-lo e nesses casos, utilizando-se uma lupa com poderosas lentes de aumento, claro que o impossível triplicará o seu tamanho .

  Uma coisa é certa ! Tenho certeza absoluta (e olha que ter certeza absoluta é algo extremamente complicado) de que o impossível só será impossível enquanto a gente não tenta superá-lo !

  E por falar em impossível , será que consigo alguma companhia para tomar um sorvete de passas ao rum ou um milk shake de abacaxi numa das confeitarias do shopping aqui perto de casa ?

 

********************


(....imagem google....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 25/07/2010
Reeditado em 09/03/2013
Código do texto: T2398561
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.