UM DE CADA VEZ …

 

   Já fui uma pessoa extremamente ansiosa, hiper preocupado com o que aconteceria no dia seguinte e principalmente tinha um grande receio do que poderia encontrar depois da curva, quer dizer, não confiava no que viria a seguir e dificilmente acreditava que algo de muito bom poderia acontecer na minha vida.

   Fui incrivelmente habilidoso em aumentar , quer dizer, triplicar o tamanho dos meus problemas e essas inseguranças e incertezas acabavam atingindo os que conviviam comigo bem mais de perto.

  O que acontecia, ou melhor dizendo, o que eu fazia acontecer era que embaralhava minha vida de uma tal maneira que cheguei ao cúmulo de tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo e dessa forma é claro, pouca coisa deu certo e o que não deu errado, certamente poderia ter sido feito de um jeito infinitamente melhor.

  Não demorou muito e comecei a me sentir um autêntico fracasso, como se fosse um zero a esquerda. Eu não conseguia entender o motivo de não alcançar resultados tão rápidos, embora sempre tivesse me considerado uma pessoa muito boa em matéria de panejamento.

  Mas o tempo passava e nada ou pouca coisa dava certo e num belo dia (e nada jamais acontece por acaso), assistindo a uma magistral palestra de um professor de filosofia , sofri um impacto tão grande que a partir dali, das palavras e exemplos que ouvi do conferencista, minha vida mudou da água para o vinho e gradativamente fui desatando nós e subindo degrau por degrau rumo ao êxito e aos objetivos traçados.

  A palestra , cujo título era “UM DE CADA VEZ !”, na verdade foi das mais curtas que tive a oportunidade de estar presente.

  Começou com a entrada do palestrante absolutamente em silencio e quando assumiu seu lugar no palco a primeira coisa que fez foi encher um copo com água de uma linda jarra que estava ao seu lado.

  Depois de beber a água serenamente ele colocou uma pasta em cima da mesa e tirou dois livros. Em seguida limpou os óculos, sentou-se, ligou o microfone e perguntou a plateia se nós tínhamos entendido a mensagem.

  Claro que ninguém tinha entendido nada e um olhava para o outro absolutamente perplexos e na expectativa de maiores e mais amplos esclarecimentos.

  Então ele explicou com toda calma e o que queria demonstrar é que cada coisa que ele teria que fazer e quisesse fazer da melhor maneira possível, teria que ser uma de cada vez.

  Ele não faria nada bem feito e provavelmente aconteceria um desastre se tomasse a água e limpasse os óculos ao mesmo tempo. Além disso, seria ilógico tentar ler dois livros completamente diferentes  também simultaneamente .

  O que ele quis dizer e nos ensinou e que jamais esqueci é que temos que focar uma coisa de cada vez ! Subir um degrau de cada vez !

  Resolver um assunto de cada vez, encarar um problema de cada vez e inclusive, quem sabe principalmente, amar intensamente uma vez de cada vez.

  Imediatamente consegui entender que não posso e jamais terei condições de fazer duas coisas ao mesmo e esperar ou alimentar a ilusão de  que saiam absolutamente perfeitas.

  Com isso, encarando problemas e preocupações ao mesmo tempo não só não encontraria soluções imediatas como também teria todas as condições de cometer enormes equívocos .

  Resultado, praticando intensamente consegui dominar a ansiedade, perdi o medo de dobrar nas curvas e principalmente e mais importante, só subo um degrau de cada vez.

   Assim, tenho certeza de que estou indo bem mais longe …...

 

***************

(.....imagem  google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 24/07/2010
Reeditado em 09/03/2013
Código do texto: T2397356
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.