ANOS 60 E 70 _ E EU VOU ESQUECER DOS BEATLES?
Falar dos Beatles e dos Rolling Stones é lugar comum. Quem não conhece esses dois grupos que fizeram a história musical dos anos 60 e 70? São diferentes em estilo e, muitas vezes, quem gostava de um, não apreciava o outro. De qualquer maneira, não há muito o que dizer, pois seria repetir o que todos já sabem. Inclusive as gerações posteriores. Se os hoje avós viveram a juventude embalados por suas músicas, os mais jovens, hoje pais e até netos, os conheceram através deles. E passaram a gostar. Os quatro garotos de Liverpool, infelizmente, separaram cedo, mas suas músicas se eternizaram. Lembro que queríamos a cabeça de Yoko Ono, atribuindo a ela a responsabilidade pelo final da banda... Os Stones estão aí ainda, sessentões, e talvez façam mais o estilo da geração atual. Quem não viu Mike Jagger assistindo os jogos da Copa na África do Sul?
Eu sempre fui mais Beatles, por suas baladas românticas , seu rock mais comportado. Tomei contato com eles lá pelos 12 anos de idade. Nessa época, idos de 1963, eu estava interna num colégio de freiras e o máximo que tínhamos de diversão era uma ida ao cinema ou ouvir músicas. Ao cinema uma vez por semana, aos domingos, escoltadas por, pelo menos, três freiras! Músicas, ouvíamos duas vezes na semana, num "toca-discos". E aí sonhávamos e até dançávamos embaladas por Roberto Carlos e toda a Jovem Guarda e, é claro, pelos Beatles! Mais tarde, já "liberta" do internato, assisti três ou quatro vezes "Help" e outros filmes do grupo.
A música nunca mais foi a mesma depois deles. De boleros passamos para o rock. Eles inovaram a instrumentalização, o ritmo, as letras. Foram um marco. Para mim, a música de divide em A.B. (Antes dos Beatles) e D.B. (Depois dos Beatles).
Ah! Que saudades!