AS VOLTAS DA VIDA

Quando universitária, passei uma temporada na França junto com uma amiga. Além de estudar, resolvemos trabalhar e fomos atrás de um anúncio de ‘fille au pair’ que vimos na Aliança Francesa: duas horas por dia em troca de um quarto. E Madame queria as duas moças ao mesmo tempo. Melhor impossível. Foi muito bom, nos divertimos, vivemos mil peripécias e até hoje temos histórias pra contar. O único inconveniente é que sua casa ficava longe de tudo...

Mas não é disto que eu quero falar, é que esta semana lembrei de Madame. Ao nos contratar, ficou acertado que minha amiga cuidaria de lavar a louça e preparar-lhe o café da manhã e eu, de limpar a casa e pegar todos os dias a correspondência na caixa de cartas. Para tanto, Madame fez questão de mostrar-me como funcionava o aspirador de pó. Confesso que fiquei indignada, imagine se eu não conhecia um aspirador! Mas ela pensava que sendo brasileiras, fôssemos bichos-do-mato. Fiz, então, uma ‘mise-en-scène’, como se estivesse morrendo de medo daquilo...

A vida, porém, dá suas voltas e ontem me vi em situação inversa. Veio aqui uma mocinha para dar um trato na casa durante as férias da minha secretária. Falei do aspirador. Criada na roça, ela não conhecia e ficou curiosa. Ah! foi até comovente quando lhe apresentei o aparelho. A menina ria, com os olhos brilhando... de um lado podia limpar tapetes e do outro o chão... Tão fácil...

Na hora de ir embora, ela me disse:

- Eu ainda vou comprar um desses pra mim!

De minha parte achei ótimo ela ter gostado, porque a ‘titular’ nem olha para ele, ignora-o solenemente. Prefere varrer tudo com as tradicionais vassouras de pelo ou piaçava...