Quero ser animal para ser racional

Caro leitor, veio por meio desta confessar aos senhores:

Sou humana e não gosto nem um pouco da ideia.

Antigamente, conseguiam me tirar do sério quando me chamavam de vaca, galinha, perua, cadela... Hoje em dia acho até um elogio.

Antes ser todos esses animais do que ser humano. É claro, que se me perguntassem que tipo de animal gostaria de ser, responderia sem pestanejar: gostaria de ser uma coruja. A coruja é um animal da noite igual a mim. Além disto ela é misteriosa e vira o pescoço como eu sempre quis virar... Lembra o exorcista? Louco!

Qualquer animal é muito melhor e muito mais nobre do que o ser humano. Experimenta dar um tapa no seu cachorro. Ele irá chorar ou irá reagir pelo seu instinto, mas conte até dez e ele voltará e te lamberá com todo amor do mundo, sem querer absolutamente nada em troca. Agora, experimenta dar um tapa em um amigo. Ou vai levar outro automaticamente com muito maior proporção de força, ou vai continuar a amizade contigo, mas você nunca mais vai poder confiar nele.

E nos telejornais então? Nos cansamos de ver notícias de coisas lamentáveis que só os humanos sabem fazer, e bem. Estupros, mortes, torturas, corrupção, e uma vez ou outra, esfregam mecanicamente em nossas fuças humanas manifestações de solidariedade.

Nas ruas, nos deparamos com inúmeras situações de descaso, falta de respeito e má educação. Mas quando encontramos um cachorrinho fofo abanando o rabo, cai sobre nós finalmente a sensibilidade Homo sapiens e nos comovemos.

E sempre penso:

Como um cachorro, que teoricamente não sabe de nada, consegue ser tão interessante e inteligentemente simpático ao ponto de prender a sua atenção? Coisa que você tem o desprazer de fazer com o tio que vende bala no busão ou pede uns trocados. Ou então um mané que para com um carro importado no acostamento e fica meia hora tentando chamar a atenção da moça bonita e séria, que parece aflita ou incomodada com o otário que não recebe ao menos o dedo médio (pois merece) por importuná-la.

Ainda sim , penso em ser nobre. Que Deus ilumine a cabeça dos assassinos, dos pedófilos, dos corruptos, dos maus-cárateres, dos amigos e namorados que decepcionam, e principalmente, a cabeça de nós, portadores de hipocrisia e egoísmo, que sabemos que tudo isso acontece e ainda assim nos elogiamos com a palavra humanidade, por essas atrocidades não estarem acontecendo no nosso mundinho.

Estou sendo humana? Deus me livre!

Quero ser animal, para ser racional.

Priscila Rezende
Enviado por Priscila Rezende em 21/07/2010
Reeditado em 15/12/2010
Código do texto: T2391485
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.