Consequências
O velho ditado "aqui se faz, aqui se paga", volta e meia se justifica pelas coisas que nos ocorrem. Agimos por impulso, de acordo com a situação, sem imaginarmos o que acontecerá no dia seguinte, num futuro próximo ou mesmo tardio.
Além das atitudes, as vivências influenciam nosso modo de ser, nossos pensamentos e reações diante de certos eventos, são motivadas por aquilo que está alojado na memória de cada um e, geralmente,parte de nossas ações são motivadas por aquilo rememorar situações tristes, humilhantes, de desolação, infelicidade. Feridas profundas que, mesmo cicatrizadas, deixaram marcas...
As consequências dessas feridas se manifestam quando nos deparamos com alguma situação semelhante ou que desencadeie a rememoração de um passado que deixou marcas. A emoção, a intensidade do sentimento, ou a sua falta, ajudarm a gravar na alma, no inconsciente, tal fato.
Às vezes, agimos de tal forma, em dados momentos, em que pensamos que não houve importância e, tempos depois, a situação muda. Você percebe quão especial é o momento atual e, de repente, algo acontece, fazendo "reviver", mentalmente e emocionalmente, o que nos marcou no passado. Nos faz pensar naquilo que passamos e no que fizemos, ressurgindo o medo de sofrer, de perder, de não suportar a dor e se entregar. Quem de nós não tem medo de sofrer, de perder algo ou alguém que nos é importante?
Para um coração calejado, pouca coisa pode desencadear um sentimento de culpa, de medo ou punição. A pior punição ou julgamento, é aquele que fazemos de nós mesmos, a nossa consciência.