Pet crônica - Cronicão.

Quem passa pelo quarteirão onde eu moro, há de achar estranho ser banido da calçada por dois vira-latas. Ambos não são cães de rua e sim da rua. Ou guardas-quarteirão que prestam serviço em troca de refeição que escolhem, ora numa casa ora em outra.

Tiririca, o líder, é branco com a cabeça marrom. Parece que usa capacete. É um cão de porte médio, pêlo curto, saudável e bem disposto, com ares de auto-suficiência.

Quando desconhecidos pisam na "sua calçada" ou se aproximam do portão que ele está guardando, o bicho se transforma em um cão bravo e exibe os seus dentes afiados e ameaçadores e expulsa até o mais corajoso transeunte.

Clementino é o ajudante do Tiririca. É mais humilde e cordato, mas nem por isso permite ter o seu lugar usurpado.

Ambos protegem a moradia cujo dono está ausente. Ou montam guarda no portão do casal de velhinhos.

Completamente ambientados, são livres como os pássaros que habitam as árvores do bairro: viveiros naturais.

Tiririca e Clementino conhecem os moradores e pessoas que trabalham no quarteirão. Esses têm passagem livre e direito a saudações que consistem em abanação de rabo seguida de graciosa dança que os dois, quando inspirados, se dignam a oferecer.

Mas, quando vêm visitas recebê-las eles não sabem. São guardas e não anfitriões.

Anita D Cambuim
Enviado por Anita D Cambuim em 21/07/2010
Código do texto: T2390830
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.