ORAÇÃO E LIBERTAÇÃO
 
Antoni BigCuore*
 
 
 
Para a pessoa que busca a auto cura e libertação interiores, é imperativo seguir algumas regras para se obter êxito em busca destes objetivos.
 
Não basta a pessoa rezar a oração de exorcismo, aquela orientada inclusive pelo Vaticano.
 
São necessários, na nossa modesta opinião, seguir os seguintes passos:
 
0.l. Exercer a vida sacramental (confissão, arrependimento para mudança de vida e eucaristia);
 
0.2. Saborear o pão da palavra de Deus, todos os dias,pelo menos uns 20 minutinhos. Recomenda-se a leitura dos salmos, sabedoria e eclesiástico, como alimento para a meditação e assimilação;
 
0.3. Mentalizar que somos seres integrais: espírito, mente e corpo. Não se pode dissociar um fator do outro, sendo que o fator espiritual, o mais importante de todos.
 
0.4. Reconciliar-se com os irmãos. Ter ATITUDES de dar e receber o perdão, mas de coração sincero e não apenas de boca. A Bíblia é sábia e existem várias passagens que falam do perdão. Na própria oração do Pai Nosso, Jesus nos deixa claro sobre isto.
 
Vida Sacramental: confessar-se regularmente todo mês. Sugere-se toda primeira sexta feira do mês. Depois participar da celebração da santa eucaristia.
Sem vida eucarística, nenhum cristão consegue tocar o barco da vida rumo ao porto seguro da eternidade. É a forma mais íntima de se comunicar com Deus!. 
 
Pão da Palavra: assim como temos necessidade imperiosa de nos alimentar com o pão físico (farinha) e demais alimentos, numa intensidade ainda maior temos necessidade de nos alimentar espiritualmente.
 
E como fazer isto?. Alimentando-nos pela leitura diária de algum texto da Sagrada Escritura. Sugerimos a leitura dos livros sapienciais, tais como: Salmos, Sabedoria e Eclesiástico e, também, claro, os Evangelhos de Jesus e Cartas, sobretudo, as de São Paulo, Apóstolo.
 
Sugerimos, também, a leitura de livros de Cura Interior do PE.Leo SCJ; Os Sacramentos em sua Vida, de José Betolini,Paulus Editora; Pe.Zezinho e assemelhados.
 
Enfim, de livros que nos ajudem a crescer espiritualmente. Informe-se com seu diretor espiritual ou conselheiro equivalente.
 
A prática da espiritualidade é essencial no crescimento da pessoa humana, visando a auto cura e libertação interiores.
Espiritualidade aqui significa viver e desenvolver o espírito humano. É claro que aqui se trata de espiritualidade cristã.
 
Mas, existem outras espiritualidades também válidas para as pessoas que professam outros credos religiosos.
(Deus manda o sol sobre justos e injustos, não nos esqueçamos disto!)
 
Ser Integral: todo ser humano deve ser visto e analisado sempre sob as dimensões de Espírito, mente e corpo. Não se pode dissociar uma parte da outra. Eles formam um todo harmônico que chamo de “equilíbrio homeostático da personalidade”.(vide m. textos s. isto no Recanto das Letras:
http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore)
 
Alimentar-se adequadamente ingerindo, sobretudo, cereais integrais, vitaminas e minerais, com ênfase em alimentos que possuem tripfotano, aminoácido essencial para o organismo humano, a fim de se evitar, inclusive, a depressão.
 
Frutas, verduras e legumes, são essenciais para a saúde física, mental e até emocional, na medida em que eles contem minerais essenciais à homeostase do organismo.
Segredo: alimentação balanceada!
Exercícios físicos regulares e também esportes. A hidroginástica é uma maravilha, sobretudo, para os idosos.
 
Bons pensamentos. A partir deste todo que mencionamos, espiritual, físico e emocional, os bons pensamentos virão com certeza. É importante ficar atento a eles, pois os pensamentos GERAM SENTIMENTOS E EMOÇÕES!!!
 
Hoje já está provado, pela neurociência, que nossas células têm memória!. Então muito cuidado com os pensamentos. Joguem os pensamentos negativos no lixo!, pois eles se constituem em grande perigo à nossa saúde, física, mental e emocional!.
 
Dar e Receber o Perdão. A verdadeira libertação vem de dentro para fora e não o contrário. Portanto, é de fundamental importância para cura e libertação, que limpemos o nosso coração das mágoas, ressentimentos, rancores e ódio.
 
Exercitar-se mentalmente, revendo situações e pessoas em momentos de falta de perdão. Vai perdoando esta(as) pessoa(s) e pedindo que Deus lhe envie “chuvas de bênçãos” sobre elas. Perdoe-as de coração!. E não de boca para fora!.

Muitas pessoas têm dificuldades para perdoar. Mas, se elas quiserem de fato, com a ajuda de Deus, elas poderão superar esta deficiência.
 
                     **********************
 
A pessoa que seguir rigorosamente estas regrinhas acima, sem dúvida alguma, colherá frutos maravilhosos em sua vida. Sua saúde melhorará e muito! Digo isto de experiência própria. Por outro lado, é imperativo a PERSEVERANÇA!. Não adianta fazer uma semana, um mês e desistir. É um receituário para a vida toda!
 
Persevere, meu amigo(a) leitor, e verá a felicidade bater à sua porta e residir nela!. Sucesso para você!
 
(*)autor é escritor, cantor e compositor em sp.sp. Acesse seu link evangelizador: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore(texto inspirado em sp.sp., 21.07.2010, 4ª feira, às 9,18 hrs)