Hoje pela manhã, ouvi alguém perguntar: -Se fosse possível viajar no tempo; para onde você iria ? futuro ou passado ?
Resolvi repassar essa pergunta a outras pessoas, pois para mim ela é completamente desprovida de propósito. 
Percebi, ao indaga-las, que as pessoas ,em sua maioria, vivem atreladas ao passado. Querem reviver algum momento bom. Rever um ente que partiu. Enfim, buscam aqueles momentos cujos teores sentimentais já conhecem. Em geral as pessoas vivem de saudades.
Outras tantas, querem saber como será o futuro. querem conhecerem-se a si mesmas, sua situação . No fundo querem saber se acertaram suas escolhas. 
Uma porcentagem mui, mas mui,  pequena concorda com minha opinião de que reviver o passado é perder a chance de encontrar algo ainda melhor, e que conhecer o futuro sem sombra de dúvidas o modificaria . Enfim,  o presente, não obstante os riscos, os imprevistos, o não saber, o errar, é ainda a melhor dádiva que temos.
Não vivemos em nenhuma época diferente de agora. O momento é nossa única posse. O instante é o nosso único contato imediato e real com a nossa própria constituição.
A maquina do tempo, obviamente se fosse possível,  seria no meu modo de ver, a mais inutil das invenções.