A vaca e o precipício

Um dia desses li um livro de reflexões do renomado professor Damásio de Jesus- não poderia deixar de citá-lo- e me identifiquei com uma das histórias do livro.

Falava de uma vaca, fonte de sustento de uma família bem pobrezinha. Certo dia, um sábio e seu discípulo visitaram a casa dessa família e verificaram que a única fonte de renda nesta casa era uma vaca leiteira- de onde tiravam todo o sustento da família.

O sábio nada falou, mas ao sairem desta casa, andaram alguns metros e avistaram a vaca próximo a um precipício. O sábio ordenou que o discípulo a empurrasse. Nada questionou e obedeceu ao pedido do sábio, empurrando a vaquinha no precipício. Depois do ato seguiram viagem, mas o discípulo não conseguia esquecer aquela família, que agora já não podia contar com a vaca como fonte de sustento.

Passado alguns anos, o discípulo regressa ao local onde se encontrava aquela família, e passando em frente a propriedade verificou que já não era a mesma de antes..

Pensou: -Nossa, essa propriedade não deve pertencer mais aquela família, pois está muito prospera, e como a única fonte de renda daquela família era a vaquinha eles passaram dificuldades e tiveram que vender a propriedade. No entanto, vou adiantar para vocês, caro leitores. A propriedade que o discípulo avistou continuava sendo daquela família. Mas, o que aconteceu então, uma vez que antes

a família dependia apenas da vaquinha para sobreviver?

Quando a família perdeu a vaquinha eles descobriram que havia outros meios para ganhar a vida.

Falei no início que me identifiquei porque vivo um momento de escolhas- e como o professor Damásio expôs no livro- muitas vezes precisamos jogar nossa vaquinha no precipício.

A vaquinha pode ser um emprego frustante, um curso, um namorado, a vida que anda sem graça.. É preciso dar um UP? Manda a vaquinha para o brejo.

É isso.

Muitas vezes é preciso perder para ganhar! Nada está perdido quando existe coragem para recomeçar!