PÃO NA CHAPA

Eu adoro café-da-manhã de hotéis. Além de estar despreocupada em férias, há aquela variedade que não costumo ter em casa por dois motivos: opção e preguiça. Se tiver tanta coisa à disposição, vou comer muito, mais do que devo. Apresentar tudo bonitinho como num bufê e ainda preparar suco de frutas, nem pensar. O que eu quero mesmo é tomar logo o meu café. Enquanto ele vai passando na cafeteira, arrumo a mesa. Disso eu gosto, da mesa arrumadinha.

Tomo bastante café, do tipo mais fraco, mas aos poucos, entremeado com pão tostado, em que passo margarina ou geleia. É pão de forma, desses integrais, sete grãos, de centeio, light... Minha cota: duas fatias. Queijo branco ou ‘amarelo’ também entram na refeição. E para finalizar, uma laranja. Às vezes também bebo um pouco de leite ou suco de frutas (de caixinha rs). Isto é o suficiente para que eu não tenha fome até a hora do almoço. Não gosto de beliscar entre as refeições.

De vez em quando me dá vontade de tomar o ‘café de padaria’, mas isto só acontece quando estou fora de casa, pois aqui perto não há padarias. A mais próxima fica a uns quatro quilômetros. A tentação é por causa do pão na chapa. Sei perfeitamente que posso fazer isto aqui na minha própria cozinha, mas não tem o mesmo gosto. Por que será?...