Por amor ao passarim

     1.
Pus os olhos no jornal e vi uma graúna que me parecia feliz e agradecida. Não foi difícil descobri-la, pois, ela ocupava a primeira página do matutino com o qual me encontro, todas as manhãs, mal deixo minha redinha cearense, confidente de muitos dos meus santos e pecadores sonhos...
     2. Com os primeiros raios do sol ou com a brisa fria das preguiçosas auroras de inverno, ou seja, chova ou faça sol, esse jornal chega-me às mãos, pondo-me a par do que está acontecendo nos quatro cantos da Terra; o que nem sempre é uma boa. Talvez fosse melhor permanecer imerso nos meus devaneios; distante de tudo.

         3. A chuva caía indômita sobre Salvador. De repente, um prédio de um bairro proletário começou a desabar. Estabeleu-se o pânico entre os seus humildes moradores.
      4. Presa à parede de um dos apartamentos prestes a ruir, estava uma gaiolinha com uma graúna saltitante.  

          5. Vendo que o pássaro podia morrer, um morador de um do edifício em desgraça correu para salvá-lo.
         Em fração de segundo, boa parte do pequeno edifício veio abaixo e o morador afoito sumiu com a graúna nos escombros, envolto por uma densa cortina de poeira.
          6. Dirá o leitor: morreram ele e o passarim.
      Pasmem! Depois de soterrados por mais de quatro horas, seu Helcy e o pássaro  sobreviveram! Retirado de um buraco, o morador foi aplaudido pela vizinhança aflita; enquanto a graúna, na gaiolinha amassada, continuava cantando, assustada. 
 
          7. Pode parecer um episódio sem nenhuma importância; mais um, na cidade grande. 
          Examinado-o, porém, com seriedade, se há de louvar o comportamento do seu Helcy arriscando a vida, não por um filho mas para salvar um indefeso pássaro-preto. Que, como ele disse, alegrava-lhe os dias, com a doçura do seu canto.
     8. Um ato concreto de nobreza e de solidariedade, que não passou despercebido ao coração deste cronista.
     Como passarinheiro, vibrei quando vi, no matutino que, diariamente, me acorda bem cedinho, a foto da grauninha que, como disse acima, parecia-me feliz e agradecida. 
     
 
Felipe Jucá
Enviado por Felipe Jucá em 19/07/2010
Reeditado em 09/09/2014
Código do texto: T2387247
Classificação de conteúdo: seguro