OS FESTIVAIS NATIVISTAS
Quando faço constar no resumido currículo de alguns escritores gaúchos que ele foi ganhador de diversos festivais, me refiro geralmente aos de cunho nativistas, praticamente restritos ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O movimento nativista, e seus festivais, surgiram com a criação da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, na cidade de Uruguaiana, em 1971. Em sua primeira edição, entorno de sessenta pessoas formavam a platéia, sendo que muitos desses espectadores eram músicos e artistas, que não estando no palco davam uma força para os demais com seus acalorados aplausos, para mais tarde em seus tempos áureos durante a década de 80, vir a receber um público de mais de 60 mil pessoas.
Dessa semente surgiram outros eventos, muitos dos quais sem interrupção desde a sua primeira edição, como a Coxilha Nativista de Cruz Alta, criada em 1981. Atualmente são em média 50 festivais por ano, mas já houve épocas em que eram realizados mais de um evento deste tipo por final de semana. Uma das obrigatoriedades para participar é o uso obrigatório das pilchas, nome dado as nossas vestimentas típicas.
Com a grande produção musical gerada pelo nativismo surgiram novos programas de rádio e televisão. A mídia começou a olhar com atenção para os nativistas, vendo fundamento nos temas que são abordados pelos novos valores. Os festivais tornam-se mercado de trabalho e hoje há um elenco de muito mais de mil nomes cadastrados como compositores, músicos e intérpretes deste gênero musical no Rio Grande do Sul.
Formou-se também uma enorme estrutura para atender esse tipo de evento cultural, como firmas especializadas em sonorização, iluminação, montagens de palco, gravadoras, shows, atendimento direcionado aos artistas e jurados, e por aí vai.
Mas para aos participantes, o momento mais gratificante é aquele no final da última noite, já nas primeiras horas da madrugada, depois de serem anunciadas as demais premiações, melhor cantor, melhor instrumentista, finalmente ouvirem dos apresentadores:
- A música ganhadora do festival é...
Em festa, sobem ao palco e orgulhosamente erguem o troféu.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Grato a Paulo de Freitas Mendonça, que em seu artigo " O surgimento do nativismo", me permitiu colher dados. http://www.nativismo.com.br/mendonca.htm