PARA MINHA MAE
Hoje fazem 46 anos que voce deixou esse mundo.
Eu tinha 11 anos 7 meses e 12 dias de idade.
Não houve ainda nenhum ano que esquecesse esse dia.
E dele me lembro com cores, sons e detalhes, como se ontem houvesse acontecido.
Era domingo, um dia de inverno com um sol lindo.
O entardecer foi chegando, eu me sentei na mureta de nosso jardim, e fiquei a olhar o sol que se punha majestoso ao findar o dia.
Uma tristeza imensa enchia o meu coração de criança.
Entrei na cozinha da casa de minha avó e o relogio marcava 5:20.
A noite meu tio Toninho veio do hospital onde a senhora estava internada, avisar de sua partida.
Me lembro da cena, da roupa que meu tio usava, me lembro que decidiam por mim se eu iria agora ve-la ou no outro dia.
Me recordo de perguntar ao meu tio, a que horas havia acontecido, e ele me disse: " as 5:20 "
Embora tudo daquele dia tenha ficado guardado como num arquivo de computador em minha memoria.
O que quero mesmo recordar aqui, é da senhora.
Da sua bondade, doçura, generosidade, paciência, inteligência, valentia em encarar tantos e tantos problemas nessa vida, sempre com suavidade e coragem, seu amor e dedicação a todos que a cercavam, e sua serenidade e delicadeza.
O que sei hoje é que o tempo pode ter sido muito curto pra nos duas.
Mas foi de um valor imenso, de um aprendizado sem fim para mim.
Que tive o privilegio de conviver com uma Mãe incrivelmente maravilhosa.
No principio de sua partida, tudo me pareceu cruel demais.
Ficar sem voce era quase que ficar sem ar.
Os dias e as noites perderam o brilho, não importava se o sol estava dourado ou a lua prateada.
As flores perderam as cores, os perfumes.
Os passaros esqueceram de cantar.
A vida perdeu o encanto.
Por muito tempo perguntei a DEUS, por que ?
Por que Ele havia tirado de perto de mim o anjo-Mãe ?
Mas ja faz muito tempo Mãe, que o sentimento mudou.
E a pergunta que passei a fazer a DEUS: "Por que me foi permitido ter alguem tão incrivelmente ESPECIAL ?"
Aprendi a muitos e muitos anos, a ser grata a vida, por ter me presenteado mesmo que por periodo tão curto, com uma Mãe que me deu tanto amor, me ensinou com exemplos diarios a ser generosa, bondosa e honesta.
Faz muito tempo que tive a certeza, que voce somente não estava fisicamente, pois espiritualmente nunca deixou de estar.
Intuitivamente eu sempre senti.
Sua ausência fisica sempre fez meu coração sangrar de saudades, e quanta falta me fez ao longo desses 46 anos e continua sempre a fazer.
Quando vejo senhoras idosas, desenho em minha imaginação seu rosto, como deveria ser hoje.
Mas MAE, minha gratidão a senhora e a DEUS, nao tem limites.
A ELE por ter permitido que eu tivesse um anjo tão amoroso.
E a Voce, por ter aceito me receber nessa vida como sua filha.
Hoje 46 anos depois de sua partida fisica desse mundo.
SEI MAE, que a senhora nunca se foi em essência.
E que seu amor, carinho e zelo por mim, continua igual.
E meu coração lhe fala todo dia do amor e gratidão que tenho por VOCE.
Sua filha, de ontem, de hoje e de sempre.... Lena