O Fabuloso Mágico Ossergorp
O Fabuloso Mágico Ossergorp
Ana Esther
Dizem as más línguas que os brasileiros não têm memória... Começo a acreditar nisso pois estou percebendo que EU não lembro de muitas coisas que acontecem pelo país e nem de quem as cometeu! Mesmo assim passo a contar um caso do qual não consigo lembrar de todos os detalhes, contudo acho que quem quiser poderá entender tudinho sem muito esforço.
Há muitos e muitos anos atrás, não sei precisar exatamente quando, um Mágico mundialmente famoso, o Fabuloso Sr. Ossergorp, ouviu falar das inúmeras e indescritíveis belezas da Ilha de Santa Catarina e resolveu conferir. Como é que ele tão poderoso ainda não se apresentara naquela decantada maravilha da natureza? Isto não poderia ficar assim. Confabulou com seus agentes e estes por intermédio de empresários igualmente poderosos trataram tudo para que o show do Mágico Ossergorp finalmente chegasse à bela Florianópolis.
A população, a princípio, nem se deu conta de sua chegada. A estratégia do Mágico e seus servidores era a de fazer um reconhecimento prévio do local, realizar testes aqui e ali, dar uma amostra de seus truques para uns e outros antes de se apresentar com força total. Seus marketeiros, afinal de contas, tinham larga experiência com campanhas eleitorais e, por conseguinte, sabiam bem o que estavam fazendo.
Quando suas grandiosas apresentações ficaram acertadas com todos os envolvidos, a propaganda do show começou com enorme impacto na população surpresa com tantas promessas fascinantes do Fabuloso Ossergorp. Esperto, o obstinado Mágico prometeu fazer desaparecer o querido Miramar, lugar favorito de convivência dos pacatos moradores de Florianópolis. Obviamente ninguém acreditou numa asneira daquelas. Porém, o Mágico Ossergorp, para espanto geral, conseguiu realizar sua mágica até com alguma facilidade. Foi-se o Miramar.
A partir daí as mágicas se sucederam, Ossergorp prometia e cumpria. Ele fez desaparecer até o mar do centro da cidade e da barra sul, fez desaparecer como que por encanto o Saco dos Limões, vários prédios históricos (eu nem lembro quais, essa minha memória!), grande parte da mata atlântica e as raras reservas de manguezais! No lugar dessas belezas todas ele ia deixando arremedos de modernidade que contentavam a muitos por um tempão, alguns por algum tempo mas sempre haviam aqueles poucos que se apavoravam diante das vítimas desaparecidas.
A Ilha de Santa Catarina provou ser tão exuberante e tão acolhedora que o Mágico Ossergorp decidiu ficar ali para sempre! Bem, pelo menos até ele conseguir sumir com tudo. Suas mais recentes promessas de Truque de Desaparecimento são: a Lagoa da Conceição, que está sumindo a olhos vistos; as praias do sul da ilha também sumirão já, já e a primeira a que tudo indica será a Praia da Armação; as faixas de areia de praias fenomenais como Daniela, Canasvieiras, Jurerê, Ponta das Canas, Ingleses, o Mágico já conseguiu reduzir assustadoramente. Então, antes que eu me esqueça, convido a todos a virem a Florianópolis o mais rápido possível... antes que o Fabuloso Mágico Ossergorp realize o seu Truque Final e desapareça com a ilha inteira!!!
*Este texto de minha autoria aparece publicado no jornal literário de Santiago (RS) Letras Santiaguensens Ano 15, N. 87, Maio-Junho/2010, pág. 10