O DIA DO HOMEM...



Hoje eu descobri a existência do dia do homem. E como sempre, fiquei questionando a importância dele...
Pelas informações recolhidas, este dia tem como finalidade, alertar os homens para os cuidados que eles também devem ter consigo, cuidados estes, voltados para a saúde.
Talvez seja mais uma prova da mudança dos tempos... E eu só não acredito que seja um sinal do final dele.
Os ares de mudanças estão circulando, trazendo novas abordagens para velhos problemas e questionamentos...
Assim, o dia do homem, traz consigo novidades, e nestes tempos que correm, precisamos muito de novidades, e ainda mais das boas!
Pela televisão, recebi um reforço quanto à importância dos cuidados com a saúde masculina, mas pergunto aos meus botões: Só isso?
Será que nós homens somos apenas portadores de potenciais doenças? E, sobretudo das ligadas à sexualidade?
Nossas melhores conquistas nem foram citadas, e nem nossos piores erros.
Nem a nossa importância na sociedade!
Nem o nosso papel na família.
No dia do homem, não vi nenhuma citação referente ao contexto social em que vivemos, nós homens, um tanto perplexos quanto aos rumos que nossas vidas vêm tomando, e outro tanto, assustados, com tantas mudanças que nos forçam diariamente a repensar a vida!
Como um cinqüentão, ainda me sinto envolvido por antigos comportamentos e pensamentos herdados pela educação recebida de meu pai... Conhecimento que vez e outra resiste as mudanças!
E no meio destas considerações tenho o seguinte pensamento, é preciso mudar? E mudar para quê?
Seja da forma que for, os papeis masculinos e femininos em nossa sociedade já não são os mesmos de outros tempos, o que não constitui na verdade, nenhuma novidade...
Vem por exemplo, lá da Argentina a notícia de que lá, foi legalizado o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Para um país latino é um grande avanço!
Em nossa terra, por outro lado, estamos sendo bombardeados por notícias alarmantes, sobre comportamentos monstruosos de alguns homens...
Será que não estamos frente a frente com os extremos possíveis no comportamento dos homens?
Fico aqui imaginando, até onde ainda não iremos...
Fico desejando, embora com certa ingenuidade, que tudo o que seja de mal, cesse por aqui!
Esperanças a parte, ingenuidade que seja, este dia do homem, para mim, traz em si mais perguntas do que respostas.
E em meu caso particular, ainda não recebi nenhum parabéns... E como não me pediram dinheiro extra, também não vou ganhar nenhum presente...
Vou no entanto, dar uma olhadinha em minha saúde, antes que me transforme em um peso para minha esposa e família... Ou saia correndo atrás de uma consulta e assim alimente as estatísticas de alguma secretaria da saúde...
Mas vou amanha!
Enquanto hoje, vivo o restinho deste dia...
O dia do homem!
Em certo sentido, um dia besta!

Edvaldo Rosa
15/07/2010
www.sacpaixao.net
http://edvaldorosa.blogspot.com/