O charme da professora.

Desde a primeira aula, Ângela, 13 anos se impressionou com a professora - moça com cerca de 40 anos, clara, alta, magra, olhos azuis e cabelos lisos e loiros. Tipo praticamente oposto ao dela.

A professora falava devagar e cada palavra era articulada quase que cerimoniosamente. Havia convicção nas suas palavras e isso tornava a aula especial. Era como se “segredos” fossem revelados.

“Conhecimentos sobre Nutrição são importantes para quem deseja ter vida saudável e bem cuidar da sua família.” Com essas palavras a Professora Maria de Lourdes deu início ao Curso de Economia Doméstica no SESI, de 1964. Onde Ângela foi aprender noções de puericultura, primeiros socorros, higiene, corte e costura, nutrição e culinária.

Ângela observava a professora de Nutrição e passou a admirá-la por sua elegância.

Numa tarde, na frente do espelho dedicou-se a ensaiar os gestos da dona Maria de Lourdes. Como ela, amarrou um lencinho no pescoço e ficou desfilando pelo quarto com a coluna bem retinha e o pescoço rígido.

Evelyn, irmã mais velha de Ângela notando que a irmã não movia o pescoço, perguntou para a mãe:

_ O que esta tonta está fazendo com esse lenço ridículo e o pescoço duro?

Antes que a mãe dissesse qualquer coisa, Ângela se defendeu:

_ Vê se me deixa, ridícula é você!

Quando Ângela contou o quanto achava chique a professora Maria de Lourdes, Evelyn retrucou: “Desde quando torcicolo é chique?”

E Ângela: _ Ela não tem nada no colo, sua tonta!

Evelyn desatou a rir, deixando a irmã mais nova louca de curiosidade.

Quando parou de rir, Evelyn explicou:

“Torcicolo é dor no pescoço; a sua professora anda assim porque está com problema na coluna, boboca. E além de tudo imitar gente doente é pe-ca-do!”

Anita D Cambuim
Enviado por Anita D Cambuim em 15/07/2010
Reeditado em 15/07/2010
Código do texto: T2379095
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.