UTILÍSSIMA LUZ.(BVIW)
 
 A vela acesa pode   ter muitos significados: um jantar romântico, rituais religiosos, velórios, despachos nas encruzilhadas, pagamento de promessas, efeitos decorativos, pedidos para as almas do purgatório, enfim, muitas utilidades. Guardo algumas na gaveta da pia da cozinha para qualquer eventualidade , como por exemplo quando falta luz, o que acontece de vez em quando. Não acendo velas em casa quando é para pedir algo para as almas do purgatório.Dizem que elas ficam andando dentro de casa, em busca de luz. Vá que eu veja algumas dessas almas me olhando, à noite! Então prefiro acende-las na igreja. Também não gosto do cheiro de velas queimando, lembra cemitério. Tenho um castiçal de ferro com nove velas decorativas e mesmo não sendo apegada a essas coisas de enfeites, gosto dele.Meu filho, na minha ausência derreteu todas elas num jantar para a namorada . Tive que repô-las..Também me fascina o fogo dançante daquelas velas na Igreja de Aparecida do Norte e comungo da fé que as pessoas tem no seu poder. Mas o que eu gostaria mesmo, é que em cada coração humano, houvesse a vela acesa para iluminar os escuros caminhos nos quais perdem-se os homens, na sua tresloucada insensibilidade em busca do pote de ouro no fim do arco-iris, e que essa luz, lhe devolvesse a razão e a solidariedade para com o seu semelhante.