Ô VIDA BOA!!

Roubava desde garoto. Tinha de manter seu vício: a preguiça. Nunca gostou de trabalhar. Mas boa vida? Ah, disso ele gostava, e muito! Bater perna o dia inteiro, gastar com bobagens, jogar a tarde inteira na lan house do bairro. Ô beleza! Mas pra isso, dinheiro, né? Tinha de dar seu jeito! E que jeito? Roubando, lógico! Era só o que sabia fazer.

O assalto mais ousado! Ideia antiga. Escolheu uma das mansões com fundos pra lagoa. Os donos viajando, tinha pesquisado. Lá do barraco, do outro lado da lagoa, fazia planos. Pela frente da casa, não dava. Muita segurança. Sistema infalível de proteção. Já pelos fundos, moleza! Os ricaços não contavam com um assalto aquático. Jamais!

Meio da noite, saiu. Nadava feito peixe. Roubou a canoa. Hum... facinho. Tinha já dado umas voltinhas nela. O dono nunca deu pela coisa. Passear pela lagoa à noite era uma aventura. Hoje melhor ainda, mais proveitoso. Um saque e tanto lá nos milionários. Iam ver o que era um ladrão de verdade. Ladrão que usa a cabeça, inteligência para o mal, como nos filmes...

Sabia como tudo funcionava. Era cobra criada. Nasceu e cresceu vagabundeando nas imediações da lagoa. Entrou pelos fundos. Perfeito! Localizou de imediato tudo que queria. Não ia deixar nada pra trás. Aproveitar o que pudesse. Só coisa de valor: objetos de arte, joias, bebidas caras, aparelhos eletrônicos.

Idas e vindas à canoa. Pronto! Acomodou tudo bem direitinho. Remou satisfeito. Pura inteligência! Os colegas de “profissão” iam babar. Nunca que teriam uma ideia daquela. Era bobo de convidar? Eu, hein? Depois ter que repartir tudo? Nada disso! Sócio nesse caso é pura besteira. Tanta coisa boa pra vender. Hum... E aquele litrão de whisky importado bem ali ao lado? Nossa! Nem dava conta de ler o nome! Tentador! Nunca tinha provado um treco daqueles. Só via o povo bebendo nas novelas. Ô vontade de provar um tiquinho. Então, vai um golezinho, vai? Não! Depois...

Depois? Ah, nada, vai agora mesmo! Bebeu pelo gargalo. Sufocou. Ui, quê isso? Que decepção! Whisky é isso? Queimando feito fogo, gente! Arghhh!!! Coisa mais sem graça! Achava que fosse melhor. Eca! A caninha lá do bar do Tripa dava de dez! Bom, já que começou, vai mais um traguinho? Só mais um. Uai, o segundo ardeu menos. Pensando bem esse trem não é tão ruim assim, não. Mais um golinho, né? Hum... Sabe que tá é bom demais? Só mais um traguinho! Que delícia! Nossa, que vidão a desses milionários! Whisky é bom pra chuchu! Mais um último trago... Ô vida boa! Ô vida... Ô...

Manhã de sol quente. Opa! O que é aquilo? Canoa à deriva no meio da lagoa? 190, urgente! Cadê a Polícia? No meio da parafernália roubada ele dormia apaixonadamente agarrado a um Johnnie Walker, daqueles caducando de envelhecido. Teve voz de prisão exatamente enquanto sonhava que a vida era boa...